Tendo em vista o grande número de pessoas hospitalizadas, no final do último ano, apresentando reações oftalmológicas e dermatológicas após o uso de pomadas para modelar ou trançar cabelos, nesta primeira semana de janeiro, a Vigilância Sanitária Municipal de Saquarema está orientando consumidores e os proprietários de estabelecimentos farmacêuticos, salões de beleza e pontos de venda de produtos cosméticos sobre os riscos da utilização de produtos não autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

A Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro – SUVISA/SES-RJ enviou, nesta última semana, um aviso (ALERTA CIEVS-RJ nº 181) comunicando sobre a ocorrência de casos e os possíveis eventos adversos relacionados ao uso de pomadas modeladoras de cabelo. O comunicado destaca a necessidade de atenção redobrada da população quanto ao uso desses cosméticos.

Eventos adversos

Os eventos adversos mais comuns relatados abrangem ceratite, hiperemia ocular, irritação nos olhos, reações alérgicas, cegueira temporária e queimação ocular. Diante dessa realidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Saquarema, por meio da Vigilância Sanitária Municipal de Saquarema, ressalta que a orientação é consultar a lista de pomadas autorizadas pela ANVISA disponível neste link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas/pomadas-autorizadas.

Em caso de efeito indesejado após o uso de pomadas modeladoras de cabelo, a população pode notificar a Vigilância Sanitária Municipal de Saquarema através do e-mail vigsanitaria@saquarema.rj.gov.br.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support