Edição deste ano contou com mais de 4 mil participantes da sociedade civil, iniciativa privada e serviço público
Qual é a Saquarema que você quer encontrar em cinco anos? Essa foi a pergunta que guiou a terceira edição do Saquarema 2030 após quatro dias de conversas e trocas de conhecimento envolvendo estudantes, servidores públicos, moradores e empresários da cidade.
Organizado pela Prefeitura de Saquarema através da Secretaria de Governança e Sustentabilidade, o Saquarema 2030 aconteceu entre os dias 13 e 16 de maio reunindo mais de 4 mil pessoas. Entre elas, 200 estudantes do Programa Jovem Cidadão, iniciativa que insere alunos no mercado de trabalho por meio de estágios na prefeitura.
O encontro serviu não só para atualizar projetos em andamento desde 2023 – quando o Saquarema 2030 foi lançado – mas também para mostrar um horizonte em vista. Desde o primeiro ano, foram criadas e implementadas ações como a capacitação de 650 servidores sobre a agenda 2030 da ONU e o Fórum da Economia do Mar, que integra municípios da Região dos Lagos ao Governo do Estado em prol de incentivos às características econômicas das regiões litorâneas.
A iniciativa resultou na assinatura do Protocolo de Intenções da Economia do Mar, que desencadeou a primeira consequência positiva: a premiação do Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria Governança Territorial. Outro fruto da primeira edição foi o Prêmio “Desafio Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” promovido pela ONU e recebido em 2024 no G20 Social.
Para os próximos cinco anos, o município fechou o compromisso de mapear os projetos e prioridades para o desenvolvimento do futuro de Saquarema. Até o momento, as iniciativas elaboradas na atual edição do Saquarema 2030 resultaram na construção de uma nova Casa do Empreendedor, ainda maior que a atual. A previsão de inauguração é para o fim de junho.
O Saquarema 2030 foi criado em 2023 para orientar o uso responsável dos recursos públicos e promover ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com cinco áreas de atuação: Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta. A edição de 2025 se baseou nas ODS 4 e 8: Educação de qualidade; Emprego Digno e Crescimento Econômico.
“O Saquarema 2030 é fundamental para o alinhamento das ações que vão transformar o futuro da nossa cidade. Queremos garantir que Saquarema se consolide como um modelo de governança onde o desenvolvimento econômico, a educação de nossos jovens e a preservação ambiental caminhem lado a lado, assegurando qualidade de vida e oportunidades para todos os saquaremenses”, disse Lucimar Vidal, prefeita do município.
“O propósito desse projeto é o de assegurar que todas as decisões tomadas estejam ativas em 2030. Não estamos apenas planejando, estamos construindo ativamente este futuro, em colaboração com toda a sociedade e alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, completou Manoela Peres, secretária de Governança e Sustentabilidade.
O evento contou com uma programação de apresentações culturais, palestras, rodadas de negócios e mesas redondas com profissionais para estudantes universitários. As iniciativas buscaram traçar estratégias para debater o investimento responsável no futuro da cidade com o envolvimento colaborativo de diferentes setores da sociedade.