Os investimentos da Prefeitura de Saquarema na saúde bucal da população estão apresentando excelentes resultados! Conforme dados do Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária a Saúde (PREFAPS), da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, referentes ao primeiro quadrimestre de 2023, Saquarema ficou em primeiro lugar, em todo Estado, na razão entre os tratamentos bucais concluídos e a estimativa de primeiras consultas odontológicas programáticas, nas quais o exame clínico tem finalidade de diagnóstico e da elaboração de um plano preventivo-terapêutico (PPT).

Para chegar a esse resultado, o fato de 15 das 16 das Unidades de Estratégia Saúde da Família – ESF localizadas em Saquarema disponibilizarem atendimento na área de saúde bucal foi fundamental. Daí a importância, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, de ser esse tipo de atendimento estendido para toda a rede.

Ações resolutivas

O compromisso de todos os envolvidos nas ações também é de grande importância para a obtenção de bons resultados, conforme explica Ana Paula Duarte, Subsecretária Municipal de Saúde: “A liderança demonstra o compromisso dessas equipes em se empenhar e dar acesso, de forma continuada, a novos usuários de nosso SUS através de ações mais resolutivas, o que garante uma saúde bucal em prol da qual se trabalhe promoção, prevenção, recuperação e reabilitação adequadas para nossos munícipes”.

No primeiro quadrimestre deste ano, Saquarema realizou 17.910 atendimentos odontológicos, executados por 15 equipes, constituídas por 1 cirurgião dentista e 1 auxiliar de saúde bucal, que atuam nas ESFs. O município conta, ainda, com 10 especialistas no Centro de Especialidades Odontológicas e 12 equipes de saúde bucal na Odontoclínica, que hoje cobrem as áreas desprovidas de cobertura por parte das ESFs.

A lista com os endereços das unidades de Estratégia de Saúde da Família pode ser consultada no Portal da Transparência da Prefeitura, (clique aqui). A Odontoclínica Municipal funciona na Avenida Saquarema, 3557, sobreloja, Porto da Roça. Já o Centro de Especialidades Odontológicas está localizado na Rua José de Sousa, 35, Bacaxá (anexo à Policlínica Municipal).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support