O Secretário Municipal de Cultura de Saquarema, Manoel Vieira, esteve na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC) em reunião com a Secretária Danielle Barros, para buscar aproximação com as políticas culturais estabelecidas pelo Estado do Rio de Janeiro. A intenção é compatibilizar com o Governo do Estado ações previstas para estruturar as políticas culturais em Saquarema.

Recém criada no município, a Secretaria Municipal de Cultura foi instituída pela Prefeita Manoela Peres após aprovação na Câmara de Vereadores. A ideia é reconhecer o papel da Cultura no desenvolvimento humano, social e econômico da cidade.

“Temos uma cultura rica e diversificada, com diversas pessoas envolvidas nela, sejam artistas, artesãos, músicos, pintores, escultores, etc. A Secretaria de Cultura irá desenvolver políticas públicas voltadas para o crescimento cultural da nossa cidade”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Durante a visita, na sede da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, no Centro do Rio, foram realizados encontros com diferentes servidores da Cultura do Estado. Na reunião com o Subsecretário de Cultura, Vitor Abreu Correa, e o assessor do Gabinete, Adenilson Honorato, foi debatida a gestão da execução da Lei Aldir Blanc para 2021 e o licenciamento (pelo INEPAC) do projeto do museu para a Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, desejo antigo da população saquaremense.

Também foi abordada a necessidade de Saquarema buscar integração com o Sistema Estadual de Cultura, uma iniciativa que já começou a ser formulada após a criação da Secretaria de Cultura e implantação do Fundo Municipal de Cultura. Um conjunto de leis foi selecionado para auxiliar no trabalho da Secretaria Municipal de Cultura, considerando fundo, conselho e leis de incentivo à cultura.

Ao final da visita, a Secretária Estadual de Cultura, Danielle Barros, aceitou o convite para visitar Saquarema, conhecer a Prefeita Manoela Peres e os projetos para a cidade na área da Cultura. A visita deve ocorrer ainda em fevereiro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support