A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará diversas ações para marcar a Semana de Conscientização Sobre a Doença de Parkinson. As atividades são gratuitas e abertas à população.

O Parkinson é uma doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa. Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita. Ela ocorre por causa da degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem a substância dopamina, que conduz as correntes nervosas (neurotransmissores) ao corpo.

O diagnóstico da doença é feito com base na história clínica do paciente e no exame neurológico. Não há nenhum teste específico para o seu diagnóstico ou para a sua prevenção.

Os sintomas do Parkinson consistem em aumento gradual dos tremores, maior lentidão de movimentos, caminhar arrastando os pés e postura inclinada para frente. O tremor afeta os dedos ou as mãos, mas pode também afetar o queixo, a cabeça ou os pés. Pode ocorrer num lado do corpo ou nos dois, e pode ser mais intenso num lado que no outro. O tremor ocorre quando nenhum movimento está sendo executado, e por isso é chamado de tremor de repouso. Não existe cura para a doença, porém, ela pode e deve ser tratada, não apenas combatendo os sintomas, como também retardando o seu progresso.

“O diagnóstico do Parkinson ainda é um tabu para muitas pessoas. Precisamos conscientizar a população de que quanto mais cedo descobrirmos a doença, temos mais chances de retardar a evolução da doença e aumentar a qualidade de vida do paciente”, informou o Secretário Municipal de Saúde, dr João Alberto Oliveira.

Confira, a seguir, a programação da Secretaria Municipal de Saúde com atividades nesta semana alusiva do combate ao Parkinson.