Quem disse que açaí bom é só aquele que vem do norte do país? Vem cá que vamos te apresentar um que é bom e daqui da nossa cidade!

Plantado de forma orgânica na Serra do Tingui, os açaís cultivados pelo produtor João Paulo Mouzo no Sítio Nascentes do Tingui, são frutos da Juçara, palmeira em extinção e que era muito utilizada na produção de palmito. Como a legislação atual proíbe o corte desta árvore, os produtores estão beneficiando o fruto da palmeira (o açaí) como alternativa sustentável e economicamente viável.

Conhecido como Juçaí, o açaí da palmeira Juçara foi beneficiado nas dependências da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, em Sampaio Corrêa. A Prefeitura de Saquarema oferece o espaço e a máquina para o beneficiamento do produto. Em troca, utiliza as sementes dos frutos para produzir mudas e doar para produtores da região, buscando repovoar as matas da cidade com a palmeira Juçara.

“O açaí produzido em Saquarema tem uma qualidade muito boa. A Juçara é uma planta típica da Mata Atlântica e encontra boas características em nossa cidade. Com a distribuição das mudas produzidas pelo nosso Horto Municipal, além de incentivarmos o reflorestamento com uma árvore nativa, estamos oferecendo nova alternativa econômica para os pequenos produtores, podendo
tornar-se uma ótima rede de empregos, renda e qualidade de vida para produtores rurais”, comemorou o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Wellington Magalhães.

“Essa parceria é muito importante pois todo pequeno agricultor tem dificuldade de acesso aos maquinários para beneficiamento da produção. Todo o açaí que é beneficiado com a ajuda da Secretaria de Agricultura é comercializado em nossa cidade, nas feiras orgânicas realizadas pelo Município em diversos bairros. Além disso, fazemos entregas aos clientes já cadastrados em nosso sítio e que estão buscando cada vez mais os produtos orgânicos. Por outro lado, com o beneficiamento da produção, deixo milhares de sementes na secretaria, para que as equipes produzam mudas de reflorestamento para doação à população”, afirmou João Paulo Mouzo

Atualmente, a Secretaria Municipal de Agricultura tem capacidade de beneficiar até 100 quilos de açaí por dia. Além disso, o local possui equipamentos para o beneficiamento de outros produtos, como acerola, caju, cacau, cupuaçu, pitanga, milho, dentre outros.

O que é o Juçaí?

Fruto nativo da Mata Atlântica, a juçara (Euterpe edulis) é saudável e ótimo ingrediente para diferentes produtos alimentícios. Foi o que demonstrou uma pesquisa realizada pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) que transformou a fruta em bebida tipo smoothie, corante e outros tipos de apresentação de polpa. A pesquisa procura agregar valor à matéria-prima e ajudar a proteger a espécie que chegou a ser incluída em lista de risco de extinção devido à extração ilegal de seu palmito.

Similar ao seu parente amazônico, o açaí (Euterpe oleracea), o fruto da Mata Atlântica apresentou propriedades antioxidantes valiosas. A pesquisadora da Embrapa Flávia Gomes informa que os frutos da juçara são fonte de compostos bioativos, em especial, ácidos fenólicos e antocianinas. Evidências científicas têm apontado que essas substâncias têm ação antioxidante que protege as células contra radicais livres. Por isso, seu consumo poderá promover a redução do risco de diversas doenças degenerativas como câncer, aterosclerose, entre outras.

Na alimentação, o Juçaí pode ser utilizado em diversas combinações, como por exemplo: xarope de guaraná, frutas, oleaginosas (castanhas) e cereais, tornando alimento de alta densidade energética. Uma tigela de juçaí de 500g com xarope de guaraná e fruta pode conter até 700 calorias. Acrescentando granola ou castanhas, pode chegar a 1000 calorias.

É preciso moderação na utilização por pessoas que estão em programas para controle de peso, dando preferência à polpa pura acrescida de frutas como banana e morango, ou de granola em pequena quantidade.