Servidores e secretários de governo da Prefeitura de Saquarema, além de membros da sociedade civil organizada participaram, nos dias 15 e 16 de agosto, do curso ‘AD em Ação: Repertórios para Transformar a Realidade’, oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-RJ). O curso faz parte do programa Cidades Empreendedoras, que está sendo implantado no município de Saquarema.

AD é a sigla utilizada para designar os Agentes de Desenvolvimento. A atuação dos agentes é fundamental para articular as ações públicas para a promoção do desenvolvimento local e territorial.

O agente de desenvolvimento foi criado para auxiliar o processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. No entanto, o papel do agente e sua influência positiva no município vão além das atividades relativas à Lei Geral. A expectativa é a de que o agente venha a desempenhar um papel importante de coordenação e continuidade das atividades para desenvolvimento sustentável do município, juntamente com o poder público municipal e as lideranças do setor privado local.

Atualmente, em Saquarema, há três agentes de desenvolvimento reconhecidos pelo SEBRAE-RJ. Cabem a eles planejar, executar e articular as políticas para implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no Município e criar uma articulação e mobilização na cidade em torno da causa do desenvolvimento local.

Durante o curso, diversos temas foram trabalhados buscando a aplicabilidade ao município de Saquarema. De acordo com a Prefeita Manoela Peres, a capacitação oferecida por meio da parceria com o SEBRAE é de grande importância para a cidade: “Estamos capacitando nossos servidores para prestar melhores serviços à população. Isso representa mais agilidade nos serviços, além de desburocratização de todo o sistema e trâmites processuais. A população verá a diferença e notará o crescimento da cidade, fomentando, principalmente, os pequenos negócios”.

O Programa Cidades Empreendedoras visa institucionalizar políticas públicas de desenvolvimento para os pequenos negócios, por meio da efetivação de um Plano Municipal de Desenvolvimento, visando o fortalecimento do ambiente de negócios em Saquarema e engajando a gestão municipal na promoção de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas.