Servidores e secretários de governo da Prefeitura de Saquarema, além de membros da sociedade civil organizada participaram, nos dias 15 e 16 de agosto, do curso ‘AD em Ação: Repertórios para Transformar a Realidade’, oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-RJ). O curso faz parte do programa Cidades Empreendedoras, que está sendo implantado no município de Saquarema.

AD é a sigla utilizada para designar os Agentes de Desenvolvimento. A atuação dos agentes é fundamental para articular as ações públicas para a promoção do desenvolvimento local e territorial.

O agente de desenvolvimento foi criado para auxiliar o processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. No entanto, o papel do agente e sua influência positiva no município vão além das atividades relativas à Lei Geral. A expectativa é a de que o agente venha a desempenhar um papel importante de coordenação e continuidade das atividades para desenvolvimento sustentável do município, juntamente com o poder público municipal e as lideranças do setor privado local.

Atualmente, em Saquarema, há três agentes de desenvolvimento reconhecidos pelo SEBRAE-RJ. Cabem a eles planejar, executar e articular as políticas para implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no Município e criar uma articulação e mobilização na cidade em torno da causa do desenvolvimento local.

Durante o curso, diversos temas foram trabalhados buscando a aplicabilidade ao município de Saquarema. De acordo com a Prefeita Manoela Peres, a capacitação oferecida por meio da parceria com o SEBRAE é de grande importância para a cidade: “Estamos capacitando nossos servidores para prestar melhores serviços à população. Isso representa mais agilidade nos serviços, além de desburocratização de todo o sistema e trâmites processuais. A população verá a diferença e notará o crescimento da cidade, fomentando, principalmente, os pequenos negócios”.

O Programa Cidades Empreendedoras visa institucionalizar políticas públicas de desenvolvimento para os pequenos negócios, por meio da efetivação de um Plano Municipal de Desenvolvimento, visando o fortalecimento do ambiente de negócios em Saquarema e engajando a gestão municipal na promoção de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support