A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou no dia 1° de abril um serviço de atendimento psicológico aos moradores. Denominado “Acolhimento Psicológico Covid 19”, o trabalho é uma medida preventiva mediante a pandemia do Coronavírus.

O Covid 19, como foi nomeado o vírus, é transmitido rapidamente pelo contato e pode levar a graves acometimentos respiratórios nas pessoas contaminadas, sobretudo àquelas do grupo de risco apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante disso, a medida do isolamento social se faz estritamente necessária, também indicada pela OMS e acordada pelo Ministério da Saúde.

Considerando que tal medida pode trazer questões emocionais difíceis para lidar, como a angústia, a ansiedade, o estresse, entre outros, faz-se necessário um apoio psicológico para enfrentá-las, a fim de evitar seu agravamento.
Pensando nisso, a equipe de Psicologia do município, sob a Coordenação da Saúde Mental, oferece seus serviços on-line, viabilizado pelo aplicativo Whatsapp, pelo número (22) 99783-7855, das segundas-feiras às sextas-feiras, das 9:00 às 17:00.

“Todos nós precisamos de acolhimento em momentos difíceis como esse. Se todos nós fizermos nossa parte diminuiremos os efeitos nocivos dessa contaminação, sobretudo não sobrecarregando nosso Sistema de Saúde. É um respeito com os profissionais da saúde que estão trabalhando arduamente na linha de frente. Contribua, faça sua parte, aqueles que puderem: FIQUEM EM CASA! E se precisar, chame o Serviço de Acolhimento do Covid 19”, afirmou a Coordenadora de Saúde Mental, Lilian Fortunato.

“Além dos cuidados com o corpo, temos que cuidar da mente. Ela é parte importante em nossa vida e também deve receber atenção. Em momentos de crise como que estamos vivendo, esse acolhimento psicológico é de grande importância. Muitos só precisam de alguém para ouvir e conversar”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

O serviço de acolhimento psicológico já está em funcionamento e é direcionado para todos os moradores de Saquarema.