A Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará neste sábado, 06 de maio, o Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza. Na ocasião também estará disponível a vacina bivalente contra a Covid-19, como reforço.

De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo para campanha referente à gripe deste ano envolve idosos a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde do serviço público ou privado, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo urbano e de longo percurso, trabalhadores portuários, agentes das forças de segurança e salvamento, membros das forças armadas, funcionários do sistema de privação e de liberação, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Para a imunização de reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19, o público-alvo é constituído por todas as pessoas maiores de idade que tenham tomado, no mínimo, duas doses da vacina monovalente, há pelo menos quatro meses. Atualizada em função da variante Ômicrom e suas subvariantes, a vacina bivalente é de grande importância para garantir proteção contra a formas severas da doença.

Horário e locais de vacinação

Os postos de vacinação montados pela Secretaria Municipal de Saúde, organizadora da ação, funcionarão das 09h às 16h, nas seguintes localidades: ESF Água Branca, UBS Bacaxá, ESF Barra Nova, ESF Barreira, ESF Bicuíba, ESF Bonsucesso, ESF Jaconé, ESF Jardim Ipitangas, CAMIS, ESF Mombaça, ESF Palmital, ESF Rio D’Areia, ESF Rio Mole, ESF Rio Seco, ESF Sampaio Corrêa e  ESF Vilatur.  Já a  UBS Engenho Grande funcionará em horário reduzido: das 9h às 12h.

A vacina contra a gripe é contraindicada para pessoas com alergia aos seus componentes, principalmente a proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a aplicação de ambas as vacinas até que o estado de saúde melhore.

Em todo o país, o número de casos registrados de gripe/Influenza tem aumentado. Em 2021, 7,2 mil casos foram registrados. Em 2022, esse número saltou para mais de 12 mil. Em 2023, 1,3 mil casos da doença já foram confirmados, além de 87 óbitos. O aumento de casos de Influenza registrado nos últimos anos reforça a importância da vacinação para evitar complicações e óbitos, principalmente nas pessoas com maior risco de desenvolver quadros graves da doença.