O Ministério do Trabalho divulgou, nesta quinta-feira (26), dados atualizados do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – que apontam Saquarema como a 6ª cidade do Estado do Rio com maior crescimento na geração de empregos no mês de junho de 2023! Aproveitando a onda de contratações que passa o país, Saquarema é, segundo dados oficiais, a cidade que mais aumentou seu mercado de trabalho em junho de 2023 na Região dos Lagos.

No mês de junho, Saquarema registrou um saldo positivo de 252 contratações. Destas, destacam-se os setores de Serviços, Comércio e Construção, com 282 novas vagas de emprego com carteira assinada ao longo do período. Na Região dos Lagos, o saldo de vagas criadas em Saquarema está atrás apenas dos municípios de Cabo Frio e Araruama.

Prefeitura investe para facilitar a geração de empregos

Em Saquarema, a Prefeitura está investindo pesado para criar um ambiente propício às empresas, para que elas contratem mais pessoas, gerando emprego e renda para a população saquaremense. Ações ligadas ao Turismo, Educação Profissional, Empregabilidade, Micro Empreendedorismo e Incentivos Fiscais são alguns dos destaques em nosso município.

A indústria do Turismo é, atualmente, uma das que mais crescem no mundo. Em Saquarema, não é diferente. A cidade que tem inúmeros cartões postais e é reconhecida internacionalmente como o ‘Maracanã do Surf’ vê no Turismo uma de suas importantes fontes de receita: “Estamos investindo em um Turismo de qualidade, que gere empregos e alie a preservação ambiental. Temos na etapa do Mundial de Surf uma grande vitrine, que leva Saquarema para todos os cantos do mundo”, afirmou o Secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro.

Criado para capacitar ainda mais o jovem saquaremense, o Centro de Capacitação Profissional Vinicius Vidal França, no bairro São Geraldo, e o Centro de Capacitação Profissional José Carlos Cabral, em Bacaxá, oferecem cursos de capacitação e qualificação profissional em parceria com o SENAC e SENAI, além de cursos Pré ENEM, Pré Militares e Pré Vestibular Social. As unidades já formaram centenas de alunos em cursos de diversas áreas de atuação e conhecimento (construção, hotelaria, gastronomia, mecânica, etc) tornando o jovem saquaremense mais apto a disputar uma vaga no mercado de trabalho.

Para dar mais condições à formalização, a Prefeitura de Saquarema vem investindo, em parceria com o SEBRAE, na capacitação dos MEIs. Cursos, palestras gratuitas, seminários e muitas outras reuniões são realizadas no município com a intenção de apresentar os benefícios da formalização do MEI, tornando-os microempreendedores capazes de gerar mais empregos para a cidade: “Temos visto que investir no MEI está trazendo bons resultados para Saquarema. O brasileiro é empreendedor e gosta de empreender. Estamos aproveitando este gancho, criando um ambiente propício para o empreendedorismo em nossa cidade”, afirmou o secretário de Administração, Receita e Tributação, Hailson Ramalho.

Além disso, o município criou a plataforma Emprega Saquá, que busca criar um elo entre empregadores e moradores desempregados: “O Emprega Saquá está revolucionando a empregabilidade na cidade. Com a plataforma, temos visto que as empresas estão buscando cada vez mais divulgar as vagas no Emprega Saquá, fazendo com que as oportunidades sejam preenchidas mais rapidamente, e com moradores da cidade”, completou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Paula Azem.

“Me orgulho de ver Saquarema crescendo e se desenvolvendo. Nossas ações no Turismo, Educação, Empreendedorismo, dentre tantas outras, estão apresentando bons resultados, como este medido pelo Governo Federal. Vamos continuar trabalhando para fazer de Saquarema uma cidade que gera muitos empregos”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

A pesquisa completa do CAGED pode ser consultada na página da Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, no link http://pdet.mte.gov.br/novo-caged