O município de Saquarema ganhou destaque positivo na Escala Brasil Transparente (EBT), na Avaliação 360°, divulgada nesta semana pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). A cidade recebeu nota 8.33, ocupando o 8º lugar no Estado do Rio de Janeiro e passando à frente de cidades como Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias e o grande Rio. No ranking nacional, o município ficou em 132º, em um levantamento feito entre 691 cidades com mais de 50 mil habitantes. A avaliação foi realizada com dados coletados da CGU e Ministério da Transparência.

Desde o início de 2017, Saquarema saltou de uma nota 0.55 para 8.33, representando um crescimento de 1514%. A nota está acima da média das capitais (8,08), da média estadual (7,94) e da média dos municípios (6,50). O resultado mostra o empenho da gestão municipal em consolidar a cidade cada vez mais transparente, fornecendo informações e avaliações objetivas e fortalecendo a execução de políticas públicas.

A Prefeitura de Saquarema trabalha incansavelmente na elaboração de ações que ampliem o sistema de transparência na gestão municipal, ofertando aos cidadãos e órgãos fiscalizadores as informações necessárias para garantir melhorias na prestação de contas e acesso à informação.

A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma metodologia de monitoramento da transparência pública em estados e municípios brasileiros. A Avaliação 360° incorpora aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura, servidores, obras públicas, entre outras. A CGU aprofunda o monitoramento da transparência pública e possibilita o acompanhamento das ações implementadas por estados e municípios na promoção do acesso à informação.