Saquarema será, novamente, palco do Aloha Spirit Festival. A cidade recebe a segunda das três etapas anuais do festival, um dos maiores voltados a esportes aquáticos no mundo. Entre os dias 17 e 26 de maio, o evento irá apresentar um modelo que interliga esporte, competição, bem-estar e entretenimento no principal polo de esportes aquáticos do Brasil e da América Latina.

No período, o festival apresenta disputas de nove esportes ao todo, são eles: Canoa Havaiana (distância), Canoa Havaiana (surfe), Apneia estática, Surfski, Paddleboard, Stand Up Paddle Race, além do Brasileiro de Longboard, Sup Surf e a Maratona Aquática, modalidade olímpica em que o Brasil figura como uma das principais potências mundiais.

Fora do âmbito esportivo, o evento se destaca pelas diversas opções de entretenimento que oferece, como Yoga com grandes mestres ao longo dos dez dias , festival de cinema ao ar livre todo fim de tarde e shows como o do artista ‘Gabriel O Pensador’, já confirmado. Além disso, clínicas e palestras sobre esporte, meio ambiente, cultura e outros diversos temas também serão organizadas para competidores e acompanhantes.

“Há mais de 15 anos, o Aloha Spirit Festival une esporte, entretenimento e consciência social. Para a etapa de Saquarema, cidade que se tornou a capital dos esportes que formam o evento, preparamos uma série de novidades. Pela primeira vez, terá 10 dias de duração, com a busca por oferecer ao público ainda mais atrações: além de acompanharem as emoções das competições, poderão ver artistas, shows e participar de experiências imersivas com as modalidades aquáticas”, destaca João Castro, CEO da Ecooutdoor, agência idealizadora do Aloha Spirit Festival.

Principal polo de esportes aquáticos do Brasil e que também recebe etapas do Championship Tour, campeonato mundial de surfe, Saquarema é palco do Aloha Spirit Festival pelo terceiro ano consecutivo. Desde a primeira edição na cidade, em 2022, o evento tem movimentado a economia local, levando ao município mais de 4 mil pessoas anualmente, entre atletas e turistas, gerando também oportunidades de emprego para a população.

O evento ainda se destaca por apresentar diversas ações práticas com foco na acessibilidade e sustentabilidade, que visam promover a inclusão durante a realização do evento, além de minimizar os impactos no meio ambiente.

“É uma honra para nós trazer uma etapa do festival mais uma vez à Saquarema. Queremos entregar uma experiência única, com grandes disputas e atrações, além de contribuir com a cidade durante o evento”, complementa João, que também é ex-atleta de esportes aquáticos e biólogo de formação.

“O Aloha já está em nosso calendário oficial de eventos turísticos e esportivos. Receber, em nossa cidade, atletas e amantes dos esportes aquáticos é importante para movimentar nossa economia e o turismo. Saquarema é a Capital dos Esportes e cada um dessas grandes competições mundiais serve para aumentar, ainda mais, a divulgação da nossa cidade”, comemorou a Prefeita Manoela Peres.

Em uma edição recorde, que terá pela primeira vez um total de dez dias de disputas, o Aloha Spirit Festival conta com a participação de atletas profissionais e amadores. As inscrições para competidores ficam abertas até 3 de maio. O festival oferece entrada franca ao público, que poderá desfrutar de diversas experiências gratuitas.