A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, realizou na última semana, o I Encontro Intermunicipal de Inclusão de 2023. Dezenas de representantes de municípios do estado do Rio, além de gestores da área de Educação Inclusiva participaram do evento, que aconteceu no Vila Palace, no bairro Porto da Roça.

O encontro aconteceu em alusão ao Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, comemorado em todo o país no dia 14 de abril. Instituído pelo Sistema Conselhos de Psicologia no ano de 2004, a data chama atenção para a condição a que estão submetidos milhões de crianças, adolescentes e jovens brasileiros, que são privados de contextos de desenvolvimento adequado e sofrem com a marca do abandono e da exclusão. A construção de uma sociedade inclusiva exige uma educação que cumpra seu caráter público, universal e de qualidade para todos.

“Nosso primeiro encontro do ano teve como objetivo: a promoção de projetos e a troca de ideias, por meio de rodas de conversa; a divulgação das ações ligadas à Educação Inclusiva nos municípios da região; e o debate pela valorização do ensino e da convivência na diversidade com equidade, respeito, reciprocidade e ética”, afirmou a Subsecretária de Inclusão Hellen Silvia Ribeiro de Azevedo.

Durante o evento, foram abordados temas como a Deficiência Intelectual, Profissionais de Apoio, Terminalidade Específica, Plano Educacional Individualizado, ABA, Lei 14.254 (que trata dos transtornos de conduta e aprendizagem), entre outros.

“Nossa sociedade é diversa e temos que incluir todas as pessoas. Neste encontro, tratamos das pessoas que possuem alguma dificuldade de inclusão na Educação. Trocamos ideias, conhecemos casos de sucesso e apresentamos o trabalho que vem sendo realizado em Saquarema. Momentos como esses são muito importantes pois proporcionam a reflexão e propostas de ações visando melhorias na qualidade da educação inclusiva do nosso município”, completou o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, Antonio Peres Alves.

Participaram do encontro 25 municípios da região. De acordo com a Subsecretaria Municipal de Inclusão, outras ações serão realizadas ao longo do ano para difundir e promover a inclusão na sociedade saquaremense.