Nos dias 14 e 15 de maio, as areias da Praia de Itaúna, em Saquarema, esquentaram com a 2º Etapa do Circuito Brasileiro de Skimboard 2022.  A competição quebrou recordes tornando-se o evento da modalidade com maior número de atletas inscritos, maior número de atletas profissionais e a maior estrutura da história do Skimboard nacional. Além disso, foi o primeiro a contar com a presença de uma mulher arbitrando na história do esporte nacional.

Realizado pela Prefeitura de Saquarema, juntamente com o Instituto Brasileiro de Skimboard e o SkimSaqua, cerca de 500 pessoas por dia prestigiaram o evento que reuniu mais de 70 atletas de diferentes regiões do país.

O Skimboard consiste em jogar uma prancha da areia para o mar e pular em cima dela para, então, surfar a onda. Na modalidade, encontra-se uma mistura de várias outras modalidades como o surf, skateboard e snowboard. É um esporte que exige muita coordenação motora e técnica. Apesar de ser um esporte não tão popular no Brasil, não é difícil ver pessoas arriscando sua execução em diversas praias do país.

Do Rio de Janeiro, o skimboarder Lucas Fink, campeão mundial da modalidade e referência no esporte, mostrou toda sua habilidade e conquistou mais um título na categoria profissional. Enquanto Vinicius Matos, de São Paulo, foi o grande campeão na categoria amador. Já na categoria feminina profissional, Ludmyla Guedes, de Angra dos Reis, se destacou entre as demais e levou o prêmio para a casa.

“É muito gratificante poder realizar esta competição aqui em Saquarema.  Temos investido muito no esporte e o resultado se reflete na realização de competições nacionais e internacionais, de diversas modalidades que nos ajudam a divulgar a cidade e a movimentar a nossa economia”, afirmou o Secretário Municipal de Esporte, lazer e Turismo, Rafael Castro.

Além do Skimboard, Saquarema também receberá em junho e julho a etapa da Liga Mundial de Surf, da WSL; em agosto, o Circuito Aloha Spirit, além de outros eventos ligados à trilha, ciclismo, competições locais de surf, etc.