A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Grupo de Estudos e Trabalhos para a Conscientização e Valorização do Homem e da Mulher Negra (GETHOMN), realizará o 1º Encontro da Consciência Negra de Saquarema. O evento tem como objetivo promover o diálogo, a valorização da cultura afro-brasileira, o fortalecimento da identidade negra e o enfrentamento ao racismo estrutural.

A programação será realizada em dois dias. No dia 28 de novembro, às 18h, o Teatro Mário Lago receberá palestras e rodas de conversa que abordarão temas como justiça, democracia e reparação histórica. Entre os convidados estão Margareth Ferreira, especialista em relações étnico-raciais e idealizadora da Rede das Pretas, e Luiz Eduardo Negrogun, presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial (CEDINE-PIR).

No dia 29 de novembro, a partir das 14h, o encontro continuará na Praça do Bem-Estar, onde ocorrerão apresentações culturais, musicais e a Feira Preta, reunindo empreendedores, artistas, artesãos e criadores que valorizam e difundem saberes e vivências da cultura negra. A proposta é aproximar a população da produção cultural afro-brasileira, além de incentivar o empreendedorismo e o reconhecimento das contribuições históricas do povo negro para a construção da sociedade.

O 1º Encontro da Consciência Negra de Saquarema nasce como um espaço permanente de diálogo, respeito e valorização da diversidade, reafirmando a importância de políticas públicas que promovam igualdade de direitos e enfrentamento ao racismo. A ação integra o calendário municipal de promoção da cultura, inclusão e cidadania.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support