A Prefeitura de Saquarema assinou, nesta segunda-feira, 19, o Termo de Cooperação Técnica juntamente com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (SECTIRJ) para dar início a um importante projeto: a implantação de uma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC/RJ) na cidade, que virá com a primeira Universidade de Inteligência Artificial do Estado do Rio de Janeiro. A assinatura aconteceu durante o I Seminário de Inteligência Artificial e Ciência, realizado no Auditório da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, localizado na capital do estado.
O seminário teve como objetivo promover debates sobre os avanços e desafios da Inteligência Artificial (IA) no contexto da ciência e das políticas públicas, estimulando a troca de conhecimentos entre especialistas, pesquisadores, profissionais e gestores. Com foco em suas aplicações práticas e impactos sociais, o seminário buscou fortalecer o conhecimento, a inovação e a construção de soluções inteligentes para o futuro do nosso estado e do país. O evento também teve palestras e debates, reunindo nomes relevantes da área e promovendo um ambiente de aprendizado, colaboração e networking.
A Prefeita Lucimar Vidal e a Secretária Municipal de Governança e Sustentabilidade, Manoela Peres, estiveram no evento para a assinatura do Termo de Cooperação Técnica. De acordo com Manoela, “esse é um avanço que vai beneficiar não só os nossos jovens, mas toda a população, trazendo mais tecnologia, inovação e desenvolvimento para o nosso município”. Já a Prefeita Lucimar comemorou o início deste importante projeto em parceria com o Governo do Estado: “Esta é mais uma conquista que vai transformar o futuro da nossa cidade e abrir caminhos de conhecimento, inovação e oportunidade para os nossos jovens! Saquarema segue avançando, com planejamento, parceria e muito trabalho!”, afirmou a chefe do Executivo Municipal.
Graduação em Inteligência Artificial
A graduação em Inteligência Artificial é relativamente nova no país. Buscando uma formação inovadora, combinando abordagem multidisciplinar, humanística e técnica, o curso busca desenvolver nos alunos a visão crítica e a liderança, aliando tecnologia e social no mercado global, que está em constante evolução.
Os alunos possuem diferentes disciplinas que abordam linguagens de programação, técnicas e metodologias dos sistemas inteligentes. Ao término do curso, o profissional será capaz de aplicar a inteligência artificial em diversas situações, como na automação de maquinário industrial, na condução de veículos autônomos e também no processamento de dados.
IA no nosso dia a dia
A Inteligência Artificial (IA) está presente no dia a dia em diversas áreas, como assistentes virtuais, redes sociais, e-mail, e até mesmo em atividades mais cotidianas como o controle de estoque ou a gestão de redes de transporte. A IA facilita o uso de dispositivos e serviços, tornando a vida mais fácil e eficiente. Mesmo que tenha muito para evoluir e tenha ganhado força há pouco tempo, a inteligência artificial no dia a dia da sociedade está cada vez mais evidente. A tecnologia, capaz de automatizar tarefas e processar um enorme volume de dados, tem um grande potencial para facilitar a rotina.
Como qualquer transformação digital, a IA é uma ferramenta capaz de promover mudanças definitivas na forma como nos comunicamos, trabalhamos e interagimos com o mundo. Ou seja, ela promoveu uma verdadeira revolução na sociedade. Em meio a discussões se isso é bom ou ruim, se máquinas inteligentes irão substituir trabalhadores ou não, entre outras previsões “alarmantes”, a sociedade já consegue assimilar muitas das novidades que a tecnologia atual pode proporcionar.
Os exemplos de inteligência artificial vão desde os bots que atendem as centrais de suporte e fazem a triagem dos chamados, até aplicativos de rotas, que identificam possíveis engarrafamentos e calculam o trajeto mais eficiente em tempo real, com base nos dados dos próprios usuários.