Empenhada no combate à criminalidade, a Prefeitura de Saquarema acaba de firmar parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro para que todas as imagens geradas pelas câmeras ligadas ao Centro Integrado de Operação e Controle do município, das quais 800 estão localizadas em órgãos públicos, como escolas, postos de saúde, CRAS e outros, além de 230 nas ruas, sejam sistematicamente disponibilizadas ao sistema 190 Integrado, operacionalizado por aquela corporação.

Segundo a Prefeita de Saquarema, Manoela Peres, “a medida trará muito mais segurança para as nossas crianças, já que a Polícia Militar terá acesso às câmeras das escolas e demais prédios públicos, o que resultará, também, em muito mais tranquilidade para os pais, professores e funcionários.”

Com o acesso às imagens por parte da PM, poderão ser disponibilizados ao município três tecnologias capazes de realizar procedimentos como o reconhecimento facial, a leitura de placas de veículos automotivos e o reconhecimento de comportamentos fora do padrão, o que garantirá uma ação policial mais assertiva, efetiva e com foco maior, muito mais adequada aos dias de hoje.

Qualquer cidadão de Saquarema, cuja casa ou comércio tenha câmera de segurança voltada para a rua, também poderá fazer parte do 190 Integrado da Polícia Militar, possibilitando a utilização das imagens no combate à criminalidade. Para isso, basta obter mais informações e se cadastrar fazendo contato através do e-mail david@pm.rj.gov.br.