O Município de Saquarema participará da campanha do Dia D de Mobilização Contra a Dengue! As ações acontecerão no dia 02/03, sábado, com o intuito conscientizar a população para a eliminar dos focos do mosquito Aedes nos quintais e residências da cidade. A mobilização nacional servirá para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema ‘10 minutos contra a dengue’.

O aumento no número de casos em todo o país, neste período do ano, não era esperado, considerando as tendências históricas, que indicam o pico das epidemias entre março e abril. Os motivos para esta situação diferente do esperado têm razões múltiplas, mas as alterações climáticas, em especial na época de chuvas e a mudança nos sorotipos circulantes da dengue, são alguns dos principais fatores. A imunidade para dengue é sorotipo-específica, então a circulação de diferentes sorotipos aumenta o risco de disseminação da doença porque alcança parte da população sem defesas (imunidade).

O controle da dengue e do mosquito Aedes aegypti estão entre os maiores desafios da saúde pública no Brasil e no mundo, exigindo ações de todas as esferas da gestão e participação ativa da população. Por ser um inseto de características urbanas, 75% dos focos do mosquito estão nas residências e nos quintais: “É muito importante que a população entenda que a maior parte dos focos do mosquito está em nossas casas. Se mantivermos nossos quintais limpos e sem locais que possam acumular água, interromperemos o ciclo de vida do mosquito. Apenas 10 minutos por semana já são o suficiente para protegermos nossas famílias”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

“Nossas equipes de agentes de endemias atuarão em parceria com as secretarias de Transporte e Serviços Públicos, Segurança e Ordem Pública, além do Urbanismo. Atuaremos em diversos pontos da cidade realizando a conscientização da população e a limpeza de áreas do Município”, completou o Secretário Municipal de Saúde, Dr. João Alberto Oliveira.

Em caso de denúncias de focos de dengue, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo Disque Dengue, que funciona via WhatsApp no número (22) 99281-1263. Em caso de febre, dor de cabeça, dores atrás dos olhos ou no corpo, náuseas e manchas na pele, procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. Não faça uso de medicamentos sem conhecimento médico.