Quarenta e cinco cidades lançaram na última sexta-feira, 12 de maio, o Fórum Fluminense de Secretários e Gestores do Trabalho (FORTRAB), no Planetário do Rio. O colegiado assinou a Carta do Planetário onde pontuou que a qualificação e a modernização tecnológica da Rede SINE (Sistema Nacional de Emprego) serão os dois grandes eixos de atuação do grupo. Empregos verdes e o impacto da crise do Galeão nos empregos da região metropolitana foram temas de painéis realizados no evento.

Durante sua palestra, o professor de economia da PUC, Sérgio Besserman, coordenador estratégico do Climate Reality Project Brasil, pontuou que as mudanças climáticas são oportunidade de geração de trabalho e renda na cidade, no estado e no Brasil, desde que a mão de obra esteja treinada. “Painéis solares sofrerão problemas de infiltração. A transição energética vai demandar manutenção e assistência técnica. Quem vai fazer isso?”, questionou o especialista dando vários exemplos e números.

“Os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) são insuficientes para criar políticas de geração de trabalho e renda locais. É impossível fornecer uma política pública efetiva de empregabilidade e intermediação de mão de obra sem recursos tecnológicos básicos”, destacou o Secretário Municipal de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, Everton Gomes, anfitrião do evento que articulou durante o Fórum de Secretários da Baixada Fluminense, realizado em março, em Belford Roxo, compartilhando mensagem do prefeito Eduardo Paes aos secretários presentes no Planetário do Rio, o maior da América do Sul e do Hemisfério Sul.

O presidente do Fórum dos Secretários de Trabalho da Baixada Fluminense, Dudu Amorim, gestor da pasta na cidade de Nilópolis, destacou a necessidade de implantação do SINE em várias cidades do estado do Rio. A questão da empregabilidade está ligada diretamente à qualificação do profissional. Há vagas mas o profissional não tem capacitação”, defendeu Amorim.
A Carta do Planetário destaca “a importância de o Estado do Rio de Janeiro otimizar a alocação de recursos para aprimorar a qualificação e capacitação dos seus trabalhadores. A eficácia das políticas públicas depende de diagnósticos, formulações, implementações e avaliações realizadas pelos órgãos dos municípios, devido à sua proximidade com a realidade socioeconômica local. Esse processo garante a melhor utilização dos recursos públicos e uma política pública mais bem-sucedida”.

Representando o Município de Saquarema, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Paula Azem, falou sobre a importância do Fórum ter virado ampliado os municípios de cobertura, passando a ter representatividade em boa parte do Estado: “Com a ampliação do Fórum para mais municípios, podemos pensar políticas de trabalho com maior efetividade e aplicabilidade para as regiões do Estado. Saquarema também passa pelos mesmos problemas de qualificação profissional dos outros municípios e estamos atuando localmente pra resolver a questão de emprego x empregabilidade. Estamos animados em fazer parte deste grupo, que poderá contar com a participação ativa de Saquarema”, afirmou Paula.

Participaram ainda do evento Renan Uccelli, presidente do Planetário, a Secretária Estadual de Trabalho e Renda Kelly Mattos e representantes do Ministério do Trabalho e da Secretaria Municipal de Integração Metropolitana do Rio de Janeiro, entre outros.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support