A Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal da Mulher, marcou presença no 1º Fórum Brasileiro de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, realizado em Fortaleza. O evento promovido pelo Instituto Maria da Penha (IMP), destacou a importância de debater e divulgar a Lei Maria da Penha, discutir dados estatísticos, incentivar políticas públicas e desenvolver propostas de melhorias.

O I Fórum Brasileiro de Enfrentamento à Violência Doméstica mostrou os problemas existentes a partir de dados e estudos sobre a violência doméstica e familiar, além de ajudar a fortalecer os mecanismos institucionais de defesa dos direitos das mulheres.

“A participação no 1º Fórum Brasileiro de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres foi uma oportunidade valiosa para fortalecer nosso compromisso com a defesa dos direitos das mulheres em nosso município. Nesse evento, discutimos estratégias, atualizações da Lei Maria da Penha e compartilhamos boas práticas. É crucial unirmos esforços para construir uma sociedade mais justa e igualitária para todas as mulheres.” – Marcia Azeredo, Secretária Municipal da Mulher.

O Fórum também abordou temas cruciais, como as atualizações da Lei Maria da Penha, masculinidades normativas e o engajamento dos homens no combate à violência contra as mulheres, boas práticas na comunicação digital, caminhos para alcançar a igualdade de gêneros, feminicídio no Brasil com foco nas mulheres negras, o impacto da violência doméstica no ambiente corporativo, e estratégias eficazes para enfrentá-la.