A Prefeitura de Saquarema, por meio das secretarias municipais da Mulher e de Segurança e Ordem Pública, deu um importante passo na luta pela defesa e das garantias constitucionais das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Na próxima segunda-feira, 05, será dado início ao projeto “Guarda Maria da Penha”, voltado à promoção de mais segurança e proteção das mulheres.

O projeto é fruto de uma parceria com a Secretaria da Mulher com a Guarda Civil do município e as polícias Civil e Militar. Consiste no acompanhamento das mulheres vítimas de violência e abusos que procuraram atendimento e assistência na Secretaria da Mulher. O grupamento também realizará visitas às mulheres que têm medidas protetivas para assegurar e verificar a garantia do seu direito e sua proteção e também auxiliará a Secretaria da Mulher em ações de ocorrências.

“Temos, em nosso município, centenas de mulheres que são atendidas pela Secretaria da Mulher ou pelo CRAM e que precisam de acompanhamento durante as medidas protetivas. A Guarda Maria da Penha chega para aumentar essa proteção, dando o suporte para os atendimentos e ajudando nas ocorrências”, afirmou a Secretária Municipal da Mulher, Marcia Azeredo.

“Nossos guardas estão recebendo treinamento para atuar nos casos relativos à violência doméstica e feminicídio. Todo o treinamento está sendo oferecido dentro das normas e legislações em vigor”, completou o Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Evanildo Andrade.

“Este é um marco importante para a proteção das mulheres saquaremenses. Com a pandemia e o isolamento social, temos visto o aumento do número de casos de denúncias e agressões às mulheres em todo o país. Essa é uma estatística triste e infeliz e que precisa acabar. Aqui em Saquarema, estamos dando mais um passo para garantir essa segurança às mulheres”, concluiu a Prefeita Manoela Peres.

Para mais informações sobre a Guarda Maria da Penha e demais serviços oferecidos pela Secretaria da Mulher e pelo CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), entre em contato com a Secretaria Municipal da Mulher. O telefone é (22) 99859-7841. O endereço é Rua Estudante Elcira de Oliveira Coutinho, nº16 Bacaxá (esquina da Ricamar Pneus). O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas.