Na última sexta-feira, 15, o Ministério do Trabalho divulgou os dados de empregos com carteira assinada para o mês de janeiro de 2024. As informações são do Novo CAGED, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, que é o registro de admissões, dispensas e transferências de trabalhadores com contrato de trabalho regido pela CLT.

No mês de janeiro, Saquarema teve um aumento no número de pessoas empregadas com carteira assinada. 116 (cento e dezesseis) pessoas entraram no mercado de trabalho, dando ao Município o 10° maior crescimento do Estado do Rio de Janeiro e o maior da Região dos Lagos. Quando analisada a variação percentual dos números na geração de empregos, Saquarema teve o 14º maior incremento do Estado, com um crescimento de 0,8%, que faz da cidade a com maior variação percentual em toda a Região dos Lagos.

“Fechamos 2023 com bons números, onde a cidade gerou 1741 novos empregos. No acumulado dos últimos 12 meses, o número sobe para 1.758 novos empregos com carteira assinada. Com os dados de janeiro, esse é o 18º maior crescimento de todo o Estado do Rio de Janeiro e o segundo maior da Região dos Lagos. Em termos percentuais, o crescimento foi de 13,9%, o 7º maior do Estado e atrás apenas de Silva Jardim na nossa região”, comemorou a Prefeita Manoela Peres.

Os bons números podem ser explicados por meio de ações da Prefeitura de Saquarema para criar um ambiente de empregabilidade no Município. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Prefeitura tem realizado diversas ações que buscam qualificar candidatos às vagas de emprego e empresários da cidade, além da disponibilização da plataforma Emprega Saquá.

Com a ferramenta pública Emprega Saquá, que completa um ano de funcionamento neste mês de março, a Prefeitura reúne, em um único local, centenas de vagas de emprego disponíveis na cidade. As oportunidades são atualizadas semanalmente e as vagas são divulgadas no site da Prefeitura e nas redes sociais. Centenas de moradores da cidade já conquistaram a nova vaga de emprego através da ferramenta da Prefeitura.

Além do Emprega Saquá, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza palestras, workshops, seminários e encontros sobre empregabilidade e capacitação profissional. O objetivo dessas ações, realizadas em parceria com o SEBRAE-RJ, é capacitar cada vez mais os empregadores da cidade, principalmente os comerciantes, além dos candidatos às vagas de emprego.

“Estamos transformando Saquarema em uma cidade que oferece diversas oportunidades, não somente na área do Turismo, nosso principal foco econômico. Mas, também, no comércio, serviços, indústria e construção civil. Quanto mais diversificado for o nosso cenário econômico, mais empregos iremos gerar. Consequentemente, nossa cidade cresce, com uma economia forte e robusta, gerando mais emprego e renda. Desta forma, diminuímos a nossa dependência dos royalties do petróleo e tornamos a nossa cidade mais atrativa para a vinda de novas empresas”, completou a Prefeita Manoela.

A plataforma Emprega Saquá pode ser acessada diretamente no site da Prefeitura, no endereço saquarema.rj.gov.br.