Constituída por registros fotográficos e ilustrações, dos animais nativos da região, além de animais silvestres taxidermizados, a Exposição Itinerante de Animais Silvestres, organizada pela Prefeitura de Saquarema, através da Guarda Ambiental, foi apresentada em sua estreia, na segunda-feira, 23, no Centro Dia do Idoso e no Lar de Idosos, ambos em Bacaxá, e no C.T. de Surf Leo Neves, em Itaúna.

A exposição tem como tema a conservação da fauna silvestre da região e seu objetivo é contribuir para a construção de valores relacionados à proteção da diversidade biológica. Animais taxidermizados como o tamanduá-mirim, o cachorro-do-mato, o pinguim, o jacaré-de-papo-amarelo, a coruja, serpentes, além de outros animais peçonhentos conservados em meio líquido, causaram grande interesse e curiosidade no público, principalmente nos espectadores da terceira idade.

A taxidermia consegue, por meio de diferentes técnicas, recriar e mostrar, de forma bem natural, um animal morto, sendo uma ótima ferramenta para educar e conscientizar sobre a importância da conservação do meio ambiente. Exposições de animais silvestres taxidermizados, como ferramenta de educação ambiental, também contribuem para um maior conhecimento sobre os animais nativos da região, apresentando ao público informações sobre ecologia.

A taxidermia ainda alcança outros objetivos, como recurso didático inclusivo para pessoas com deficiência visual, oferecendo a oportunidade da percepção, através do tato, de como é a pelagem ou a dentição de um determinado animal, por exemplo.

A iniciativa faz parte do programa de educação ambiental que será implementado pela Prefeitura, por intermédio da Guarda Ambiental de Saquarema, e a itinerância da exposição prosseguirá percorrendo novos locais.