Nesta quarta-feira, 10, o Município de Saquarema emitiu o primeiro Alvará de Licença para Construção de forma totalmente digital. O documento só foi possível graças a criação do Sistema de Urbanismo e Fiscalização de Saquarema (SURFS). Com a emissão deste documento, a cidade é a primeira de toda a Região dos Lagos a fazer o Licenciamento Urbanístico 100% on-line, economizando tempo e dinheiro, além de ter o compromisso de ser ambientalmente sustentável.

Gerido pela Secretaria Municipal de Urbanismo, a plataforma digital está disponível no site da Prefeitura de Saquarema e representa um grande avanço na regularização de obras e imóveis na cidade. O sistema é intuitivo e de fácil entendimento, e oferece as informações e procedimentos necessários para que o cidadão dê entrada, envie os documentos solicitados e acompanhe os trâmites até a emissão do documento final.

“A população está migrando para o processo digital. Só nos dez primeiros dias do ano de 2024, foram abertos 50 processos. Hoje, enfim, emitimos nosso primeiro alvará on-line que pode ser considerado um marco na desburocratização e na legalização de obras em Saquarema!”, afirmou o Secretário Municipal de Urbanismo, Felipe de Oliveira Araújo.

Desde o início das operações, o SURFS já recebeu dezenas de processos de diversos assuntos. A maioria das demandas são Alvarás de Construção, Aprovação de Projetos e Certidões das mais diversas.

O SURFS pode ser acessado pelo site da Prefeitura de Saquarema ou diretamente neste link (clique aqui). Para mais informações, o cidadão pode entrar em contato pelo e-mail urbanismo@saquarema.rj.gov.br.