Nesta quarta-feira (23), o Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove, divulgou o Ranking de Competitividade dos Municípios, que avalia a capacidade de um governo em proporcionar um maior bem-estar social e elevar o padrão de vida da sua população. A pesquisa, que abrange 410 municípios com mais de 80 mil habitantes, apontou Saquarema figurando entre os municípios de destaque no cenário nacional.

De acordo com o estudo divulgado, Saquarema conquistou uma impressionante ascensão de 154 posições em relação ao ano anterior, sendo o município com maior evolução em todo o país! Os fatores que impulsionaram esse avanço foram o salto extraordinário de 323 posições no segmento de instituições composta por 2 pilares: Sustentabilidade Fiscal e Funcionamento da Máquina Pública, e o progresso de 114 posições na categoria Economia, composta pelos pilares Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Tais fatores evidenciam a dedicação da cidade em fortalecer sua base organizacional e governança e a eficácia das estratégias adotadas para estimular o crescimento sustentável do município.

Saquarema no cenário regional e estadual

Com o resultado, Saquarema foi o município que apresentou o maior avanço conquistando a 175ª colocação no ranking nacional e o 6º lugar entre os municípios do estado do Rio de Janeiro. Na Região dos Lagos, a cidade é a líder no Ranking de Competitividade dos Municípios 2023.

Levando em consideração o cenário estadual, Saquarema ficou atrás somente da cidade do Rio de Janeiro, que permanece como o município do estado melhor posicionado no ranking geral; Niterói, Resende, Volta Redonda e Macaé completam o ‘top 5’. Já na Costa do Sol, Saquarema consolidou-se como o município mais competitivo nessa área geográfica, sendo acompanhando por São Pedro da Aldeia, na 224ª posição nacional, Maricá, na 253ª posição nacional, Cabo Frio na 298ª posição nacional e Araruama na 300ª colocação nacional.

O Ranking

A iniciativa do Ranking de Competitividade dos Municípios visa fornecer suporte aos líderes públicos do Brasil em suas decisões, focando o aprimoramento da gestão das cidades. Para isso, são avaliados 65 indicadores organizados em 13 pilares temáticos, abrangendo três dimensões: instituições, sociedade e economia.

O propósito central inclui incentivar uma competição positiva entre os municípios, impulsionando os agentes locais a aprimorar o fornecimento de serviços públicos e atrair empresas, trabalhadores e estudantes para enriquecer o ambiente urbano. Além disso, a ferramenta atua como um instrumento para fomentar a qualificação do cenário de negócios na cidade, assim como orientar o setor privado na tomada de decisões de investimento.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support