Encerrada nesta quarta-feira, 13 de agosto, a 6ª Conferência Estadual das Cidades do Rio de Janeiro consagrou Saquarema como protagonista político e técnico das Baixadas Litorâneas no debate sobre o futuro urbano do estado. O evento, que reuniu representantes de 75 municípios no ExpoRio, teve como foco aprovar propostas para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), eleger delegados para a etapa nacional e definir os novos integrantes do Conselho Estadual das Cidades (CEC-RJ).
No conselho estadual, a região dispunha de apenas uma cadeira titular e uma suplente. Saquarema ficou com a titularidade, ocupada pelo arquiteto e urbanista Felipe Araújo, Secretário Municipal de Urbanismo e Presidente do Conselho Municipal da Cidade (CONCID). A suplência foi para o município de Silva Jardim.
A disputa pela delegação nacional também teve vitória completa: das duas vagas titulares da região, ambas ficaram com Saquarema, Felipe Araújo e o subsecretário de Habitação Rafael Trindade. As suplências foram ocupadas por Rio das Ostras e Iguaba Grande.
A PNDU, em discussão no país, tem como meta orientar o desenvolvimento urbano brasileiro, reduzindo desigualdades socioespaciais e fortalecendo políticas integradas de habitação, mobilidade, saneamento e meio ambiente. No Rio, o texto-base foi debatido em três eixos e oito grupos temáticos, a partir de mais de 500 propostas coletadas nas etapas municipais.
Quem são os representantes
Felipe Araújo — é arquiteto e urbanista pela FAU/UFRJ, mestre em Urbanismo pelo IAAC (Barcelona), secretário de Urbanismo e presidente do CONCID de Saquarema.
Rafael Trindade — é arquiteto e urbanista pela FAU/UFRJ, mestre em Sistemas de Gestão pela UFF, subsecretário de Habitação e vice-presidente do CONCID.
Além da expressiva representação obtida, Saquarema também foi reconhecida pela colaboração regional. O município apoiou a realização das conferências de outras cidades, ministrou palestras e compartilhou experiências, o que fortaleceu sua presença e reconhecimento na votação estadual.