Saquarema completou 178 anos de emancipação político-administrativa e, para comemorar, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou os tradicionais Desfiles Cívicos, resgatando a memória cultural do município e marcando esta data tão importante para a cidade e para a população.

A programação começou na semana passada, dia 1º de maio, quando foi realizado o Desfile Cívico na Basiléa, em Sampaio Corrêa. Na ocasião, as escolas se apresentaram com o tema “Trabalhadores da nossa terra”. O objetivo foi resgatar a tradição do desfile de Sampaio Corrêa, onde há a memória da antiga usina Santa Luiza, quando Saquarema foi, por muitos anos, um dos maiores produtores de açúcar da região. Um grande número de pessoas compareceu para prestigiar o evento, que encantou a todos com lindas homenagens a importantes nomes regionais e nacionais.

No dia de aniversário da cidade, 8 de maio, foi realizada a Missa Solene, na Igreja Nossa Senhora de Nazareth e o Desfile Cívico aconteceu no Centro da cidade. Este ano, o Desfile teve como tema os “Escritores da nossa terra”. Por meio de homenagens, faixas, músicas, danças, interpretações e muitas lembranças, os escritores da nossa terra, grandes nomes do nosso país estiveram presentes durante todo o desfile. Saquarema estimula e incentiva a leitura e a busca pelo conhecimento entre as crianças e adolescentes do nosso município, reconhecendo o importante e fundamental papel da leitura na formação do cidadão.

O desfile contou com a participação de dezenas de bandas e escolas municipais e convidadas, autoridades municipais, instituições filantrópicas, entidades sociais, culturais, esportivas, pelotões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Grupamento Marítimo de Saquarema (SALVAMAR), Guarda Municipal, Ordem Pública, Centro Municipal de Reabilitação e Centro de Capacitação Profissional.

Na ocasião, a Prefeita Manoela Peres, que acompanhou atentamente os desfiles, destacou a importância do envolvimento dos alunos e profissionais da educação no evento. “O incentivo aos alunos na participação de eventos cívicos, é extremamente importante e permite manter a tradição dos desfiles, resgatando valores humanos, patriotismo, respeito e cidadania. Gostaria de parabenizar o empenho e dedicação de cada um na organização e realização do evento e agradecer a presença da população, que prestigiou os desfiles.”, concluiu a Prefeita.