A partir desta quinta-feira, 01 de dezembro, a Prefeitura de Saquarema dará continuidade na aplicação da vacina contra o Coronavírus com a 5ª dose. Pessoas imunocomprometidas com mais de 18 anos, além de gestantes e puérperas de qualquer idade, poderão receber a nova dose, desde que tenha o intervalo de 4 meses da última dose recebida.

O esquema de vacinação segue determinação da Nota Técnica enviada pela Secretaria de Estado de Saúde aos municípios fluminenses. Os imunizantes disponibilizados são AstraZeneca, Janssen e Pfizer. Lembrando quem não tem seu esquema completo de vacinação ainda está em tempo de se vacinar.

Buscando otimizar o atendimento a este público, a Secretaria Municipal de Saúde manterá o calendário de vacinação nos postos de Estratégia de Saúde da Família (ESfs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Desta forma, a imunização será feita nos seguintes dias e locais, sempre das 09 às 16 horas:

Segunda-feira: ESF Bonsucesso, ESF Sampaio Corrêa e ESF Água Branca;

Terça-feira: ESF Barreira, ESF Rio d’Areia e ESF Mombaça;

Quarta-feira: ESF Vilatur, CAMIS e UBS Bacaxá;

Quinta-feira: ESF Barra Nova, ESF Rio Seco e ESF Jaconé;

Sexta-feira: ESF Bicuíba, ESF Palmital e ESF Rio Mole.

“É muito importante que a população busque manter o seu esquema vacinal completo. Mesmo quem não está apto para receber a 5ª dose, deve procurar um posto de saúde para buscar a 3ª ou 4ª doses. Somente com a vacinação em dia conseguiremos diminuir o contágio do Coronavírus”, explicou o Secretário Municipal de Saúde, dr. João Alberto Teixeira Oliveira.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, o Ministério da Saúde é o responsável por comprar as vacinas dos laboratórios e distribuir aos Estados. Estes, por sua vez, fazem o encaminhamento das doses aos municípios, que executam as campanhas de vacinação de acordo com a disponibilidade das doses.