A Prefeitura de Saquarema, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura Inclusão, Ciência e Tecnologia, está realizando cinco chamadas públicas que representam investimento na ordem de R$ 750.000,00 e vão contemplar quase oitenta projetos culturais no Município, com base em editais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar, nº 195, de 08 de julho de 2022). Para participar e concorrer aos editais ofertados, os interessados devem fazer a inscrição, prioritariamente on-line, na página da Cultura, no site da Prefeitura de Saquarema, até o dia 06 de novembro (clique aqui).

Os concorrentes, na sua maioria, atenderam ao chamado da Prefeitura e se cadastraram como Agentes Culturais do Município, totalizando uma média de mais de 250 artistas cadastrados, que vão compor o Mapeamento Cultural de Saquarema.

Os editais vão atender, além do segmento audiovisual, apoio financeiro e lançamento de obras audiovisuais, apoio a reformas, restauros, manutenção e funcionamento de cinemas, capacitação, formação e qualificação no audiovisual, apoio a cineclubes, e premiações culturais de outras linguagens, com o objetivo de fomentar a democratização do acesso aos recursos e estimular a cadeia produtiva, incluindo a adesão de segmentos nunca contemplados de forma exclusiva.

Para a análise das propostas dos candidatos aos editais, também estão abertas as inscrições para credenciamento de Técnicos Especialistas Culturais para projetos da Lei Paulo Gustavo. As inscrições permanecerão abertas até as 16h do dia 01 de novembro.

As oportunidades são para especialistas, com notório saber, e experiência comprovada nas áreas de audiovisual e de outras linguagens, como música popular, música erudita, teatro, dança, circo, arte digital, artes clássicas, artesanato, dança, cultura hip-hop e funk; expressões artísticas culturais afro-brasileiras, culturas dos povos indígenas, culturas dos povos nômades, culturas populares, capoeira, culturas quilombolas, culturas dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana, coletivos culturais não formalizados, carnaval, escolas de samba, blocos e bandas carnavalescas e qualquer outra manifestação cultural.

Os interessados em se candidatarem como Técnicos Especialistas Culturais devem fazer as inscrições, exclusivamente, pela página da Cultura, disponibilizado no site da Prefeitura de Saquarema, onde podem, também, conferir os detalhes sobre o chamamento no Edital de no SEMEC 05/2023.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support