Buscando aprimorar o trabalho dos salva-vidas e otimizar os serviços de salvamento nas praias da cidade, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, entregou na manhã de hoje, 11/06, novos kits de equipamentos para a tropa do Grupamento Marítimo de Saquarema, também conhecido como Salvamar.

A entrega dos kits foi realizada na sede do Grupamento, no Centro de Saquarema. Todos os membros receberam novos uniformes (camisetas, blusa de manga curta, blusas de manga longa, short e sunga) além de chapéu, pés-de-pato, óculos de sol e protetor solar.

O corpo do Salvamar Saquarema é composto por 85 salva vidas. Eles são responsáveis por promover a segurança dos banhistas e frequentadores dos 38 quilômetros de praias da cidade, desde a orla de Jaconé até Vilatur. Na alta temporada, 35 postos ficam em funcionamento. Já na baixa temporada, 25 postos estão espalhados pelas orlas do mar e das lagoas.

No último verão, o Grupamento realizou 370 socorros em todo o município, sendo 114 em janeiro e 256 em fevereiro, período de maior demanda, por conta do carnaval. Destes, quatro foram vítimas de traumas e nenhum óbito foi registrado na cidade. A maior parte dos resgates foi realizado no posto ‘Base Igreja’, no Centro de Saquarema, seguido dos postos ‘Canal Igreja’, também no Centro, e Jaconé, na altura da Rua 96.

Ao longo deste ano, o Grupamento Marítimo de Saquarema está oferecendo treinamentos para os guarda vidas, voltados ao resgate, arrebentação, reboque, aulas de primeiro socorros e exercício físico.