Encontro articulado pelo Sebrae apresentou as vantagens da Sala do Empreendedor e Produtor Rural, criada em parceria com a instituição, além de projetos da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca

Representantes dos municípios de Areal e Paty do Alferes, na região Centro-Sul Fluminense, estiveram na manhã de terça-feira (06/10) conhecendo projetos e políticas públicas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca do município de Saquarema.

Recepcionados por Wellington Magalhães, Secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Saquarema, George Silva, Secretário de Desenvolvimento Social de Areal; Uberliê Machado, Secretário de Agricultura de Paty do Alferes, e respectivas comitivas, foram apresentados a ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, apoio ao pequeno produtor, empreendedorismo, comercialização e capacitação.

“Para nós é um orgulho muito grande ter o trabalho realizado aqui como referência. Essa visita também traz a oportunidade de conhecer outras atividades que podemos implantar no município para que a gente possa avançar cada vez mais no fortalecimento da agricultura familiar”, afirmou Wellington, reiterando as parcerias que a Prefeitura mantém com instituições como Fiperj e Emater, ampliando o acesso dos produtores a capacitação, assistência técnica e novas oportunidades de comercialização.

A Sala do Empreendedor e Produtor Rural, única no estado, é uma dessas conquistas, fruto da parceria com o Sebrae. O espaço concentra atendimento e orientação para quem deseja formalizar ou regularizar uma atividade econômica, auxiliando o empreendedor desde a abertura da empresa, com informações sobre documentação e procedimentos, até orientações relacionadas à regularização e às oportunidades disponíveis para o negócio.

“Em Saquarema, desenvolvemos programas de capacitação e acompanhamento técnico, entre eles o Agente Local de Inovação (ALI) e o programa Quintais Produtivos, desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil. Além das capacitações, realizamos a entrega de equipamentos e insumos para os participantes, como sistemas de irrigação, mudas de árvores frutíferas, caixas d’água, materiais para instalação e equipamentos de proteção individual”, explica Ronald Silveira, analista e gestor de projetos da instituição.

As capacitações incluem temas como desenvolvimento humano, gestão financeira, precificação, comercialização, vendas pelas redes sociais e participação em feiras. O trabalho também envolve assistência técnica dentro das propriedades e orientação sobre boas práticas de produção, o que impressionou os visitantes.

“Viemos conhecer as boas práticas e entender esse movimento que é feito para impulsionar o pequeno produtor”, comentou Uberliê Machado, Secretário de Agricultura de Paty do Alferes.

A troca de experiências também abriu espaço para novas possibilidades de cooperação entre as cidades, especialmente em áreas relacionadas à agricultura familiar, desenvolvimento econômico, capacitação e integração de políticas públicas.

“Fiquei impactado com a maneira como Saquarema tem tratado a pauta socioeconômica, facilitando a vida desse produtor rural e gerando renda. A integração entre os municípios facilita o desenvolvimento das regiões, compartilhando tecnologia e boas práticas”, afirmou George Silva, Secretário de Desenvolvimento Social de Paty do Alferes.

A programação da visita incluiu ainda a apresentação de projetos desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, entre eles o Centro Demonstrativo de Produção Agrícola Municipal, a Fazenda Produtiva Consorciada, a Feira do Produtor Rural, a inserção dos produtores rurais nas feiras do município e a Patrulha Mecanizada, que presta apoio às comunidades rurais.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support