Representantes da Prefeitura de Saquarema estiveram em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro para uma reunião com o Prefeito de Teresópolis, Vinícius Claussen.

O encontro foi uma iniciativa da Rede Lagos de Desenvolvimento Regional e serviu para apresentar os diversos projetos quem sendo implantados no município, tais como o InovaTerê e DataTerê.

A comitiva foi recebida pelo Prefeito, Vinícius Claussen e pelo Secretário de Ciência e Tecnologia, Vinícius Oberg. Estiveram presentes os representantes da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Saquarema e das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Abastecimento e Trabalho de São Pedro D’ Aldeia, além de profissionais do município de Silva Jardim, por meio da Secretaria de Fazenda.

Durante a visita, os representantes dos municípios também conheceram a estrutura do Parque de Exposições de Teresópolis e como o local é utilizado para promover eventos e feiras de agropecuária.  Além disso, foram discutidas estratégias de desenvolvimento econômico e ações para fomentar o agronegócio, visando impulsionar a economia dos municípios envolvidos. A visita também proporcionou a troca de informações sobre programas e projetos que estão sendo desenvolvidos em cada município, visando promover o empreendedorismo e a geração de emprego e renda.

Ainda durante o encontro, a comitiva visitou a Fazenda Vale das Palmeiras, projeto de agrofloresta com potencial de desenvolvimento econômico sustentável, gerando benefícios, renda e novos empreendimentos agrícolas, como foco na agricultura familiar.

A agrofloresta ou sistema agroflorestal (SAF) é um sistema que reúne as culturas de importância agronômica em consórcio com as plantas que integram a floresta. Um sistema agroflorestal é um sistema de plantio de alimentos que é sustentável e ainda faz a recuperação vegetal e do solo.

Com a troca de experiências entre os municípios, a ideia é que cada um possa aprender com as boas práticas e estratégias adotadas pelos outros, buscando o crescimento e o desenvolvimento regional de forma integrada.