O programa “Remédio em Casa”, da Prefeitura de Saquarema, completou 3 anos. Administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa consiste na distribuição e entrega, em domicílio, de remédios aos pacientes crônicos diagnosticados com Diabetes ou Hipertensão, atendidos por unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF no município.

A ação ocorre da seguinte forma: O paciente crônico, que é cadastrado em uma dessas unidades e recebe o atendimento de médico de família ou do agente comunitário de saúde, não precisa se dirigir mensalmente ao posto de saúde para buscar receitas e remédios. Desta forma, há otimização na agenda médica de cada posto, aumentando o número de vagas para consultas e acompanhamentos, além de dar mais conforto ao paciente. As receitas médicas são válidas por até seis meses e, terminando este prazo, o paciente passará por nova consulta para obter nova prescrição.

“Pode-se constatar a felicidade desses pacientes que recebem seus remédios, todos os meses, sem precisar sair da comodidade de suas residências. Com o programa “Remédio em Casa”, estamos dando mais um grande passo no aprimoramento da atenção e saúde básica do município em relação aos pacientes crônicos. Afinal, receber pontualmente o medicamento correto em domicílio, sem custos ou trabalho de deslocamento, faz muita diferença e mostra a atenção e respeito do poder público pelo cidadão que mais necessita”, afirma a Prefeita Manoela Peres.

Acesso regular à medicação

Implantada em todos os postos de Estratégia de Saúde da Família do município, a entrega dos medicamentos é feita por funcionários da O.S. Prima Qualitá (administradora dos postos de saúde), em motocicletas ou veículos a serviço da organização, ou pelos próprios agentes comunitários de saúde.

O programa “Remédio em Casa” vem possibilitando à população carente, especialmente aos pacientes localizados em áreas rurais ou mais distantes das unidades de saúde, o acesso regular à medicação de controle. Até março de 2023, cerca de 235 mil entregas de remédios foram realizadas pelo programa. E entre os mais de 15 milhões de comprimidos já destinados a pacientes de Saquarema até agora, remédios para hipertensão arterial, coração e controle do colesterol e da glicose estão entre os mais distribuídos. Jaconé, Centro, Rio Seco e Sampaio Corrêa lideram os locais com mais atendimentos.