Após o lançamento e inclusão de Saquarema no programa Investe Turismo, ação que irá integrar a rota dos investimentos turísticos do Governo Federal, equipes do SEBRAE visitaram a Prefeitura de Saquarema nesta quinta-feira, 06, para apresentar as diretrizes do programa à Prefeita Manoela Peres e demais servidores do Município.

Durante o encontro, os consultores do SEBRAE puderam colher informações sobre as políticas públicas da Prefeitura de Saquarema que são voltadas ao turismo na cidade. Além disso, foram apresentados novos projetos e intervenções que serão iniciados nos próximos meses para fomentar ainda mais o setor turístico no município.

As cidades que entraram no programa de incentivo ao turismo foram selecionadas pelo Governo Federal em conjunto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), por serem consideradas rotas turísticas prioritárias no país. A iniciativa visa a ampliação das ações turísticas no Brasil, melhorias nos serviços, atendimento, marketing e movimentação da economia nacional, traçando rotas estratégicas, fortalecendo atrativos, desenvolvendo projetos que ampliem a qualidade do setor, oferta de emprego e geração de renda.

O Programa “Investe Turismo” funcionará por meio de parceria público-privada, com investimento inicial de R$200 milhões. Um conjunto de ações estão previstas pelo ministério do Turismo e serão planejadas e executadas em parcerias com gestores públicos municipais, empresários, conselhos e diversos setores do segmento turístico, com foco no desenvolvimento de cada região.

“Durante a reunião de hoje, os consultores do SEBRAE nos apresentaram metas que deverão ser alcançadas nos próximos meses para que Saquarema continue a receber os investimentos do Governo Federal para o fomento do Turismo. Temos uma cidade com enorme potencial turístico e estamos trabalhando para colocar Saquarema, de vez, na rota do turismo nacional”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

A reunião com os servidores e técnicos da Prefeitura de Saquarema foi a segunda do dia. Na parte da manhã, os consultores estiveram reunidos com os empresários do trade turístico para discutir as demandas e ofertas dos setores de hotelaria, gastronomia, transportes e demais áreas ligadas ao turismo. O material coletado durante o encontro também servirá para balizar ações que integrem a iniciativa privada ao setor público.

O próximo passo do programa Investe Turismo será composto da fase de avaliação, onde as equipes do programa de incentivo federal realizarão visitas técnicas para identificar as principais estratégias de inovação e melhorias dos produtos e serviços turísticos nacionais. Entre as ações propostas, estão a ampliação de movimentos criativos em espaços públicos, maior cobertura digital, material informativo sobre empreendimentos e seminários em cada rota contemplada.

Dentre os critérios utilizados pelo Governo Federal para a seleção das rotas turísticas, estão: a participação de municípios incluídos no Mapa Brasileiro do Turismo 2018 e classificados nas categorias A, B, C ou D; ter destinos já promovidos em âmbito nacional pelo Ministério do Turismo e pelo menos um consolidado no mercado internacional; ter patrimônios mundiais da humanidade, eleitos pela Unesco. Também foram considerados aspectos como acesso, conectividade, venda conjunta e existência de projetos de consolidação das rotas como produto turístico.