A Prefeitura de Saquarema está iniciando o programa Saquarema 2030. Envolvendo todos os setores da gestão municipal, o programa traça novos rumos para a cidade com foco nos ODS das Nações Unidas.

Com compromisso para investir os valores dos royalties do petróleo de forma uniforme e correta, o programa Saquarema 2030 busca viabilizar a transição econômica sustentável da cidade até o final desta década em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Mas, o que isso quer dizer?

Resumindo, isso significa que a Prefeitura, de forma integrada, está se comprometendo com uma visão de futuro para Saquarema em que os investimentos em planejamento, infraestrutura e assistência somam forças para tornar a cidade um território qualificado para o desenvolvimento de projetos e negócios que garantam a independência financeira dos royalties com foco na qualidade de vida e bem-estar da população local.

Como estratégia de gestão, o Saquarema 2030 atua como uma interface de alinhamento entre os projetos de todas as Secretarias de forma a gerar sinergia entre as áreas e prioridades, e como um espaço de qualificação da escuta das demandas e expectativas da população com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de políticas públicas de qualidade, desenhadas a partir dos cidadãos de Saquarema.

Para garantir o alinhamento dos projetos em torno de objetivos concretos e alcançáveis, o Saquarema 2030 se divide em 5 eixos de atuação estipulados pela ONU, conhecidos popularmente como 5Ps: Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias, Planeta. Confira, abaixo, cada um desses itens:

Eixo 1: Pessoas – Objetivo: Incluir social e produtivamente todos os cidadãos de Saquarema;

Eixo 2: Prosperidade – Objetivo: Investir no ambiente de negócios de Saquarema qualificando a cadeia produtiva sustentável local;

Eixo 3: Paz – Objetivo: Fortalecer as instituições e os serviços públicos, promovendo um ambiente de paz institucional e segurança jurídica;

Eixo 4: Parcerias – Objetivo: Consolidar parcerias entre municípios, regiões, com o estado e com setor privado, para a otimização e viabilização de projetos locais;

Eixo 5: Planeta – Objetivo: Valorizar o meio ambiente e promover a integração da  natureza com o desenvolvimento da economia do mar.

“A partir do estudo de diversos casos de municípios que receberam royalties e não conseguiram garantir a sustentabilidade e independência dos recursos para manter a qualidade de vida da população local, desenhamos o Saquarema 2030 como uma estratégia de uso responsável e comprometido com a independência econômica dos recursos recebidos. Estamos marcando o posicionamento de Saquarema a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e inserindo a cidade junto às demais esferas de governança pública, do setor privado, da academia e da sociedade civil como um todo”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

O Saquarema 2030 é uma atualização do projeto Cidade Modelo, apresentado para a população em 2021. O Saquarema 2030 reflete o alinhamento da estratégia de gestão da cidade com o movimento internacional de alcance da Agenda 2030 da ONU a partir do compromisso da Prefeitura de alcançar o desenvolvimento sustentável de Saquarema a partir do uso responsável e estratégico dos royalties. O programa Saquarema 2030 é um desdobramento do PPA (Plano Plurianual) 2022-2025, que foi elaborado em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support