A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará nesta segunda-feira, 11, a campanha de vacinação de reforço contra o Coronavírus. A dose a ser utilizada é a da reforço bivalente. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é indicada para as pessoas com 60 anos ou mais, além de todos os imunocomprometidos com 12 anos ou mais.

Importante: para receber a dose, é necessário que seja cumprido o intervalo de seis meses da última dose recebida, independente do estado vacinal.

Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) tenha declarado que a Covid-19 não é mais uma Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional, a doença continua circulando em todos os continentes. No Brasil e no mundo, o SARS-CoV-2 passou a ser um problema de saúde pública contínuo e que precisa de monitoramento constante, uma vez que ainda há o risco do surgimento de novas variantes de preocupação que podem, a qualquer momento, alterar o cenário epidemiológico da doença. Desta forma, o monitoramento e a adoção de medidas de prevenção e controle para a diminuição da transmissão do SARS-CoV-2, como as vacinas, por exemplo, são de suma importância para a redução da morbimortalidade da doença.

“Embora não se tenha um padrão de sazonalidade definido da Covid-19, observa-se que a mobilidade da população, aliada à alta transmissibilidade do vírus, pode causar aumento de casos e ondas em vários períodos do ano. Por isso a importância de manter o esquema de vacinação em dia. Somente com as vacinas em dia que o nosso organismo poderá se defender de forma eficaz, fazendo com que a gravidade da doença diminua consideravelmente”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Dr. João Alberto Oliveira.

Em Saquarema, para facilitar o acesso da população à vacina, a Prefeitura seguirá com o esquema de imunização montado para descentralizar o atendimento, conforme tabela abaixo:

• Segunda-feira: ESF Bonsucesso, ESF Água Branca e ESF Sampaio Corrêa;
  • Terça-feira: ESF Barreira, ESF Mombaça, ESF Rio d’Areia e ESF Jardim Ipitangas;
  • Quarta-feira: ESF Vilatur e ESF Bacaxá;
  • Quinta-feira: ESF Jaconé, ESF Rio Seco e ESF Barra Nova;
  • Sexta-feira: ESF Bicuíba, ESF Palmital e ESF Rio Mole.

Todos os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 09 às 16 horas. A lista completa com os endereços pode ser consultada aqui.