A Prefeitura de Saquarema vai dar início ao Natal de Luz. O evento promete, mais uma vez, trazer bons retornos econômicos, turísticos e financeiros para a cidade. Repetindo o sucesso de 2022, o Natal de Luz em Saquarema será o maior da história da cidade e um dos maiores de todo o Estado do Rio de Janeiro, gerando emprego e renda para o município. A abertura oficial das programações será no dia 09/12 (sábado).

Realizado pela Prefeitura desde o ano de 2017, o Natal de Luz é o momento único para moradores e turistas de Saquarema. O clima natalino leva alegria às ruas da cidade e encanta os visitantes com decorações especiais, repletas de formas, luzes e cores distribuídas pelo município. No Centro, o público poderá visitar a Vila Natalina, onde haverá pontos de alimentação e os empreendedores locais poderão expor e vender seus produtos.

Um presépio gigante será montado no gramado da Igreja Nossa Senhora de Nazareth, que também terá uma função importante, onde as paredes da Igreja irão se transformar em uma grande tela para a exibição de imagens natalinas, através de projeções mapeadas, um recurso que engloba tecnologia e o brilho do natal, em uma só técnica, fazendo com que as belas imagens se encaixem nas paredes do maior símbolo da cidade. As projeções acontecerão diariamente, durante todo o período do Natal de Luz. Além da projeção e espetáculo de luzes, teremos apresentações teatrais nas escadarias da Igreja às quintas, sextas, sábados e domingos, até o dia 07 de janeiro.

Além das projeções mapeadas, a Prefeitura também investiu no projeto de um Túnel Luminotécnico, que consiste na iluminação em forma de túnel em toda a extensão da ponte de pedestres, mais conhecida como a ponte velha. A ideia é criar uma sensação de túnel encantado, com muitas cores, e o local funcionará diariamente das 19h às 01h.  Ainda na Vila Natalina, crianças e adultos poderão se divertir visitando a famosa Casinha do Papai Noel. A visita ao bom velhinho poderá ser registrada através de fotos gratuitas, que serão impressas na hora.  Complementando as atrações, uma árvore de Natal com aproximadamente 40 metros de altura embelezará ainda mais a cidade.

Investimentos que dão retorno para a cidade

Todo o investimento da Prefeitura para a realização do Natal de Luz retorna com excelentes números para o Município. Na edição 2022, a Prefeitura investiu pouco mais de sete milhões de reais no evento, que gerou R$ 23.278.840,65 (vinte e três milhões, duzentos e setenta e oito mil, oitocentos e quarenta reais e sessenta e cinco centavos) de impacto econômico gerado pela movimentação no comércio, rede hoteleira e serviços. 20 (vinte) barracas foram instaladas para que trabalhadores autônomos pudessem trabalhar, gerando mais de 100 (cem) empregos na Vila Natalina.

Já na rede hoteleira, a ocupação nos hotéis, pousadas e demais meios de hospedagem superou a taxa de 90% nos meses de dezembro e janeiro. Trezentas mil pessoas visitaram Saquarema durante o Natal de Luz, das quais 30 mil passaram pela Casa do Papai Noel para ganhar uma fotografia com o Bom Velhinho.

“Nossa cidade é cheia de potencial turístico esperando para ser explorado. Uma joia que ficou de lado por tempo demais. Hoje, estamos mudando a perspectiva: enxergamos cada investimento no turismo não como gasto, mas como um passo consciente, sempre com planejamento e responsabilidade. Vamos seguir investindo no turismo, com o objetivo de fazer de Saquarema um dos destinos mais procurados do país”, afirmou o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael da Costa Castro.

Nos próximos dias, a Prefeitura de Saquarema vai divulgar toda a programação cultural do Natal de Luz, com as apresentações das escolas e grupos da cidade.