A Campanha “Novembro Azul” representa o mês mundial de combate ao câncer de próstata e tem como objetivo alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Aproveitando as celebrações em torno do tema, a Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Saúde, elaborou um calendário com diversas ações de conscientização e prevenção da doença durante o mês de novembro.

Nesta quarta-feira, 01 de novembro, as equipes da Secretaria de Saúde estarão no Centro de Bacaxá com ações de conscientização, das 9h às 13h, destacando a importância do cuidado com a saúde do homem. Além disso, no dia 25, a partir das 9h, nas Unidades de Saúde da Família – ESFs, acontecerá o Dia D em Promoção da Saúde do Homem, com a realização de diversos exames, ações de promoção e prevenção de saúde bucal, teste rápidos de IST e divulgação dos serviços disponíveis na rede municipal de saúde.

A DOENÇA

O câncer surge a partir do funcionamento irregular da próstata, onde algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma incorreta, ocasionando na aparição de um tumor. Segundo o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros e causa a morte diária de 44 homens que desenvolvem neoplasias malignas. Entre as maiores vítimas estão homens a partir dos 50 anos e pessoas com presença do câncer de próstata em parentes de primeiro grau (como pai, irmão ou filho).

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. O diagnóstico da doença é feito pela análise dos resultados dos exames clínicos (toque retal) e do exame de sangue denominado Antígeno Prostático Específico (PSA).

A indicação da melhor forma de tratamento depende de vários aspectos, como estado de saúde do paciente, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão.

Agenda da campanha:

01/11 – Ação de conscientização na Praça de Bacaxá, com atividades de promoção a saúde e o apoio dos programas do tabagismo, promoção e universitários da área da saúde, destacando a importância do cuidado com a saúde, das 9h às 13h
06 a 10/11 – Conscientização e orientação aos homens sobre a importância do cuidado à saúde. Nas Secretarias e Equipamentos da Prefeitura, das 8h às 16h.
07/11 – Abertura do “Novembro Azul”, na Câmara dos Vereadores, das 14h às 17h
13/11 – Ação de conscientização na Praça de Sampaio, com atividades de promoção a saúde e o apoio dos programas de tabagismo, promoção, hanseníase, IST e universitários da área da saúde, das 9h às 13h
16/11 – Conscientização e orientação aos homens sobre a importância do cuidado à saúde, incluindo orientação sobre exames laboratoriais e outros, na Secretaria de Transporte, às 7h
17/11 – Conscientização e orientação aos homens sobre a importância do cuidado à saúde, incluindo orientação para exames laboratoriais e outros, na Secretaria de Urbanismo, às 9h