A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, segue com a reforma e adequação do Hospital Municipal Porphírio Nunes de Azeredo, em Bacaxá. A unidade está sendo readequada para atender às demandas de atendimento da população.
Nesta fase das obras, as equipes executam intervenções em diferentes frentes de trabalho, incluindo a readequação da cozinha, que passará a contar com uma sala exclusiva para uso dos nutricionistas, a ampliação da área destinada à ortopedia e a implantação de um novo corredor de acesso às salas do setor administrativo. O atual espaço ocupado pelo setor de Ortopedia será destinado à implantação da nova Emergência Pediátrica.
As obras de reforma são necessárias para a nova realidade de atendimento da rede municipal de saúde de Saquarema. Desde o ano de 2023, a cidade tem observado um aumento no número de atendimentos nas unidades de saúde, principalmente em emergências como a do Hospital de Bacaxá. Para se ter uma ideia, a unidade faz uma média de 600 atendimentos diários, sendo que 40% deles são de pessoas que não são residentes na cidade.
“Por ser uma emergência de porta aberta, não podemos negar atendimento. Nossa demanda cresceu muito e estamos trabalhando para oferecer o melhor serviço para a população. Esse hospital tem mais de 40 anos e foi construído levando em conta a realidade daquela época. Hoje, estamos pensando no futuro. Por isso a reforma do Hospital de Bacaxá e a construção do novo hospital de emergência na Raia”, informou a Secretária Municipal de Obras Públicas, Priscilla Barroso.
A reforma do Hospital de Bacaxá tem previsão de conclusão prevista para o início de 2026, pois as intervenções estão sendo feitas cuidadosamente, conforme possibilidade de liberação dos espaços pela administração do hospital. Após o término das obras, o novo espaço contará com 6 consultórios médicos, sala de triagem, sala de raio-X, três salas de enfermaria, emergência pediátrica, sala de vacinas, sala de gesso, sala de observação para adultos, sala de emergências, sala de inalação, duas farmácias, 16 quartos e uma unidade de terapia intensiva (CTI). Além disso, a área construída totalizará 2.552,66 m² divididos em dois pavimentos, em um terreno de 1.478,10 m².