A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, irá realizar o primeiro Feirão CADASTUR. A ação acontecerá durante o Festival Aloha Spirit, nos dias 19 a 21 de agosto, na arena montada na Praia de Itaúna.

O CADASTUR é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas, executado pelo Ministério do Turismo, que atua como um balizador dos serviços ofertados dentro do segmento turístico. Ele é obrigatório para acampamentos turísticos, agências de viagens, meios de hospedagem (hotéis e pousadas), organizadoras de eventos, parques temáticos, transportadoras turísticas e demais agentes do ramo turístico. A emissão do documento também é necessária para o exercício da função de guia de turismo.

O CADASTUR visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. O cadastro é válido por dois anos, no caso das pessoas jurídicas, e cinco anos para os guias de turismo. Para quem é cadastrado, o programa oferece benefícios, como: Acesso a financiamento por meio de bancos oficiais; Apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; Incentivo à participação em programas e projetos do governo federal; Participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; Visibilidade nos sites do CADASTUR e do Programa Viaje Legal.

A emissão do registro é gratuita e mais informações podem ser obtidas através do site do Cadastur ou junto à Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, na Praça dos Pescadores, Centro.