A partir da próxima segunda-feira, 13 de novembro, a Prefeitura de Saquarema vai realizar a segunda edição da Feira Literária de Saquarema – FLIS.  A festa literária acontece até o dia 22/11, das 09h às 20h, no Campo de aviação, no Centro de Saquarema, com entrada gratuita. Repetindo o grande sucesso da primeira edição, a FLIS irá homenagear um grande escritor de relevância nacional e internacional: Pedro Bandeira!

Pedro Bandeira de Luna Filho é um escritor brasileiro de livros infanto-juvenis. Nascido na cidade de Santos (SP), adquiriu notoriedade em 1983 com o lançamento de O Dinossauro Que Fazia Au-au, seu livro infantil de estreia e passou a dedicar-se exclusivamente a autoria de títulos infanto-juvenis. Bandeira tornou-se autor de mais de 100 obras, entre contos, poemas e narrativas de diversos gêneros – incluindo o grande êxito juvenil A Droga da Obediência (1984), que originou a série de seis títulos de nome Os Karas. Além destes, tornou-se reconhecido por livros como A Marca de uma Lágrima (1985) e O Fantástico Mistério de Feiurinha (1986), este último recebeu uma adaptação cinematográfica em 2009.

Ao longo de sua carreira como escritor, Bandeira recebeu diversos prêmios, incluindo o Troféu APCA da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. Suas contribuições para a literatura brasileira, o tornaram o autor de literatura juvenil mais vendido do país, com vinte e oito milhões de exemplares até março de 2022.

Durante a Feira Literária, que contará com a participação de autores locais e convidados, outras personalidades enriquecerão a programação da FLIS, como os escritores Thalita Rebouças, Conceição Evaristo, Ana Maria Machado, Eliana Potiguara, Léo Cunha, Celso Sisto, Roseana Murray, Eliana Alves Cruz, Paula Pimenta e Júlio Emílio Braz. As bandas Palavra Cantada, Violúdico, Brincantar; além da bailarina Ana Botafogo e diversos outros participantes, como personagens animados, Projeto Escola que Lê, Tendas de Oficinas, Tenda Sensorial, tendas do Conexão Universitária e Conexão do Futuro, Painel Tik Tok, contação de histórias, lançamento de livros e Troca Troca Literário, além de bate papo com autores e artistas, entre outras ações. Show com cantores locais encerrarão todos os dias de evento.

“Nossa festa literária ficou maior e ganhou novidades! Neste ano, serão 10 dias de feira, com entrada gratuita, e que poderá ser visitada por todos os moradores e turistas da nossa cidade. Além disso, cada aluno e professor da Rede Municipal de Educação receberá um vale de R$ 200 (duzentos reais) para adquirir livros durante a feira. Estamos fomentando a cultura e incentivando formação de uma geração de ávidos leitores em nossa cidade”, comemorou a Prefeita Manoela Peres.

A Feira Literária de Saquarema acontecerá no Campo de Aviação, ao lado do Fórum de Saquarema, no Centro da cidade.