Técnicos da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo realizaram, em parceria com as secretarias municipais de Agricultura e a de Meio Ambiente, uma visita técnica em alguns pontos estratégicos do munícipio, para o desenvolvimento e implantação da Trilha de Longo Curso, “TransSaquarema”. A ação contou com a participação de guardas ambientais do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

A inserção das Trilhas de Longo Curso tem o incentivo do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Cada trilha passa, durante o seu processo de implantação, por diversos tipos de levantamentos geográficos, georreferenciamentos, confecção de placas de sinalização, solicitações de autorizações dos órgãos competentes, assim como das autorizações dos proprietários por onde passam cada trecho.

Em Saquarema, a Prefeitura está realizando este trabalho que vem sendo desenvolvido por diversos setores da Administração e conta com o apoio de voluntários, para a efetivação do projeto.