Nesta terça-feira (19/11), a Prefeitura de Saquarema, por meio da Subsecretaria de Atenção básica e Vigilância, realizou uma orientação sobre meningite nas Escolas Municipais Carlos Wanderson e Ismênia de Barros, do bairro Jaconé. Após a orientação, cartilhas informativas sobre o tema foram distribuídas para os funcionários das escolas.

A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro, chamadas meninges. A doença afeta toda a região, dificultando o transporte de oxigênio às células do corpo. Os sintomas da meningite são dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito. A conscientização sobre os sintomas, transmissão e tratamento da doença é essencial, já que ela pode evoluir rapidamente, em especial entre crianças e adolescentes, podendo haver perda dos sentidos, gangrena dos pés, pernas, braços e mãos.