Evento central do Agosto Lilás destaca os mais de 890 atendimentos realizados pela Secretaria da Mulher nos primeiros seis meses de 2025 e reforça compromisso com políticas públicas contínuas
A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, realizou nesta quarta-feira (13), o Fórum Municipal “Vozes que Romperam o Silêncio”. O evento foi o marco central da campanha Agosto Lilás no município e reuniu autoridades, especialistas e sociedade civil para debater o fortalecimento das políticas de enfrentamento à violência de gênero.
O fórum promoveu um diálogo sobre temas essenciais como a rede de apoio, o papel das masculinidades no combate à violência e a importância das políticas públicas. Com a presença de defensoras públicas, psicólogas, promotoras e mulheres que superaram a violência, o encontro serviu como um espaço para a troca de experiências e a formulação de propostas práticas em grupos de trabalho.
A prefeita Lucimar Vidal destacou a importância da continuidade das ações e do compromisso da gestão com a causa.
– É uma honra dar continuidade e ampliar o trabalho fundamental que vem sendo construído em Saquarema ao longo das duas gestões da Manoela Peres. Temos o compromisso não apenas de manter, mas de fortalecer e inovar nas políticas para as mulheres. O combate à violência é uma das prioridades e vamos seguir trabalhando para que Saquarema seja uma cidade onde todas se sintam seguras, respeitadas e valorizadas em todas as suas escolhas , afirmou.
Agosto Lilás e ações permanentes
O fórum foi o destaque de uma extensa programação da campanha Agosto Lilás em Saquarema, que visa conscientizar e combater a violência contra a mulher. Ao longo do mês, serão realizadas diversas ações, como a caminhada “Saquarema Diz NÃO à Violência” , o “Cine Lilás” com filmes sobre o tema , a “Feira Lilás” com mulheres empreendedoras do município , a “Pedalada Lilás” e o projeto itinerante “+ Perto de Você”, que leva atendimentos aos bairros.
Além das campanhas sazonais, a Prefeitura de Saquarema mantém uma estrutura permanente de proteção à mulher, que inclui a Guarda Maria da Penha , o Projeto SER H, focado na reeducação de agressores , programas de qualificação profissional em parceria com a Firjan/Senai , e a inovadora Creche Noturna, que garante um espaço seguro para os filhos de mães que trabalham ou estudam à noite.
A visão da gestão foi detalhada pelas secretárias diretamente envolvidas na execução dos projetos. Uma das palestrantes do dia, a secretária de Governança e Sustentabilidade, Manoela Peres, abordou o tema “Igualdade de Gênero: O Lugar da Mulher em Saquarema”.
– Os dados globais nos mostram que a paridade de gênero ainda levará 134 anos para ser alcançada, um cenário que nos desafia a agir com urgência. Por isso, investimos em fomento ao empreendedorismo para garantir autonomia financeira , em qualificação para o mercado de trabalho , em redes de apoio e, acima de tudo, em uma cultura de segurança e respeito com projetos como a Guarda Maria da Penha, ressaltou.
Os resultados práticos dessa política integrada são refletidos no alcance dos serviços, que somam mais de 890 atendimentos especializados nos primeiros seis meses de 2025. Para a secretária da Mulher, Márcia Azeredo, os dados demonstram a eficácia do trabalho contínuo.
– Os números mostram a confiança que as mulheres depositam em nosso trabalho. Os mais de 890 atendimentos neste semestre são o resultado de uma construção diária e de longo prazo. Não se trata de ações isoladas ou pontuais; criamos uma rede de proteção completa e integrada que oferece desde o acolhimento jurídico e psicológico, até a capacitação para a autonomia financeira. Cada mulher que nos procura encontra uma porta aberta e a certeza de que não está sozinha, pontuou a secretária.