A Prefeitura de Saquarema realizou nesta quarta-feira, 26, a formatura da primeira turma do Programa Novo Cidadão. Criado há um ano pela Lei nº 2.247/2022, o programa tem como objetivo auxiliar na qualificação profissional e inclusão produtiva do jovem e do trabalhador desempregados, pertencentes a famílias de baixa renda, residentes no Município de Saquarema, visando estimulá-los na busca por ocupação, bem como ampliar suas oportunidades de inserção e reinserção no mercado de trabalho.

150 certificados de formação e 30 de conclusão de atividades foram entregues no evento, realizado no auditório do Centro Municipal de Educação Padre Manuel, no Porto da Roça. A programação também contou com a participação da Prefeita Manoela e demais autoridades municipais.

“Há um ano, quando criamos o Programa Novo Cidadão, tínhamos o objetivo de reinserir e qualificar o jovem e o trabalhador de baixa renda no mercado de trabalho. Tivemos excelentes resultados pois muitos dos participantes mostraram-se dispostos a aprender um novo ofício e se destacaram nas funções em cada setor”, comemorou a Prefeita Manoela.

O primeiro chamamento para preenchimento das vagas, realizado em 2022, contou com 1051 candidatos para as oportunidades oferecidas aos moradores da cidade, entre 18 e 29 anos, ou com mais de 50 anos, atuarem na estrutura do Executivo Municipal. As vagas eram para Apoio à Inclusão Escolar, Apoio à Educação Infantil, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Secretaria Escolar, Auxiliar de Informática Educativa, Auxiliar de Cuidados ao Idoso, e Auxiliar de Cuidados à Criança e ao Adolescente.

O participante do Programa Novo Cidadão, pelo desempenho das atividades, recebe bolsa-auxílio no valor de R$700,00 (setecentos reais) mensais. Aqueles que possuem despesas de deslocamento, também recebem auxílio-transporte no valor de R$100,00 (cem reais) mensais, pago em conjunto com a concessão da bolsa. O participante também tem direito a seguro contra acidentes pessoais.