Durante o mês de outubro, é realizada a Campanha Outubro Rosa, um movimento mundial que incentiva a participação da população em ações contra o câncer de mama. O nome refere-se à cor do laço que simboliza o movimento. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), No Brasil, segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 60 mil casos da neoplasia devem ser registrados este ano, sendo o tumor mais incidente entre mulheres, depois do câncer de pele.

Mundialmente, o câncer de mama afeta mais de 2 milhões de pessoas por ano e é o quinto que mais mata. Devemos destacar três pilares estratégicos que precisam ser observados no controle da doença: a prevenção primária (como reduzir o risco), diagnóstico precoce (identificar sinais e sintomas da doença e observar o próprio corpo) e a mamografia (para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização do exame a cada dois anos).

Reforçando a bandeira da causa, a Prefeitura de Saquarema realizará a Caminhada do Outubro Rosa, no próximo sábado (19), a partir das 15h, com o objetivo de conscientizar e orientar sobre a importância do diagnóstico precoce, prevenção e tratamento da doença.

A concentração será às 15h e a caminhada acontecerá da Praça Santo Antônio (Bacaxá) até a Clínica da Mulher, no Porto da Roça. Durante o evento, ainda haverá distribuição de camisas da Campanha Outubro Rosa, música, apresentação de grupos de dança e palestras sobre o tema.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support