A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou um evento em frente ao Centro Administrativo, no bairro Porto da Roça, com o objetivo de informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade em prol do engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Durante a ação, técnicos do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) fizeram abordagens e deram instruções sobre como as pessoas devem agir diante da constatação de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. O Centro é responsável por desenvolver atividades pertinentes ao tema no município. Além da Secretaria do Desenvolvimento Social, a Secretaria de Cultura também participou do evento.

“Fiquem atentos aos sinais. Se você observar ou tiver alguma suspeita de exploração de criança ou adolescente, faça uma denúncia anônima pelo Disque 100, ou no Conselho Tutelar, ou ainda no CREAS. Nós temos equipes qualificadas para fazer esse tipo de atendimento”, informou a coordenadora do CREAS, Suellen de Oliveira.

Em Saquarema, o CREAS funciona no Centro Administrativo (Avenida Saquarema, 4299, Porto da Roça). Já o Conselho Tutelar funciona na Rua Coronel Madureira, 125, próximo à Prefeitura. O telefone é (22) 99608-3414 e o e-mail para contato é conselhotutelar.saquarema@yahoo.com.br

Dia nacional

O dia 18 de maio foi designado como “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” pela Lei Federal 9.970/00. A data é uma conquista que marca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil. No país, a campanha é realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e ECPAT Brasil, em parceria com a SNDCA, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Polícia Rodoviária Federal e o ChildHood Brasil.

Com o slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, a ação convoca a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.