Nos dias 27 e 28 de outubro, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia irá realizar a 2ª Mostra de Práticas Pedagógicas Inovadoras 2023. Criada através da Gratificação de Incentivo ao Desempenho da Escola (GIDE), a segunda edição acontecerá no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Barra Nova, das 08 às 17 horas. A Mostra de Práticas Pedagógicas Inovadoras de Saquarema é uma iniciativa que destaca e celebra as práticas pedagógicas criativas e inovadoras implementadas pelos professores da rede municipal de educação.

Realizado anualmente durante a Semana Municipal da Educação, o evento busca apresentar projetos e mostras pedagógicas elaboradas pelos professores. Durante a Mostra, os educadores têm a oportunidade de compartilhar suas experiências, métodos e projetos educacionais que visam estimular o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos de maneira diferenciada.

A segunda edição contará com a participação de 43 projetos que alcançaram a última etapa do processo seletivo, cumprindo todas as regras editalícias e a etapa de triagem de Avaliação Pedagógica que considerou um diferencial desta edição onde os projetos estejam alinhados aos 5 eixos da Agenda 2030 considerado a ODS , e a Metodologia Ativas aplicadas no Projeto.

Avaliados por uma comissão julgadora, as equipes vencedoras receberão premiação em dinheiro. Com isso, a equipe de educadores que alcançar o 1° lugar receberá cinco vezes o valor sobre o vencimento inicial da carreira para todos os envolvidos no projeto. Já para o segundo lugar, o prêmio corresponderá ao valor de quatro vezes o vencimento inicial da carreira. Para o terceiro, quarto e quinto lugares, será pago três vezes, duas vezes e uma vez, respectivamente, o valor sobre o vencimento inicial.

“Na 1ª edição da Mostra no ano passado 5 projetos foram premiados e foi um grande sucesso. Nossos professores apresentaram projetos de alto nível e extremamente inovadores. Tenho certeza de que a 2ª edição será ainda melhor e que teremos projetos ainda mais incríveis que serão implementados no ensino dos nossos alunos”, disse a Prefeita Manoela Peres.

A Mostra Pedagógica, além de fornecer um espaço para o compartilhamento de ideias e troca de experiências entre os educadores também promove o desenvolvimento profissional contínuo dos professores, inspirando novas ideias e aprimorando as práticas educacionais em toda a rede municipal de Saquarema.

Para participar da Mostra Pedagógica, o interessado deverá fazer a inscrição pelo formulário do Google Forms. As equipes da Secretaria Municipal de Educação emitirão certificado de participação com carga horária de 40 horas. Para se inscrever, clique aqui.