Em Saquarema, o setor turístico tem se destacado a cada dia mais e despertado a atenção de turistas não só brasileiros, mas de todos os cantos do mundo. Essa nova tendência mostra um bom momento para que pessoas e empresas atuantes da área invistam não somente em estrutura física e mão de obra, como também em outras estratégias, junto ao Governo, para alavancar os negócios.

Pensando nisso (e na retomada do Turismo, seguindo as orientações sanitárias e de saúde), a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, orienta aos profissionais do ramo a se registrarem no programa de Cadastro Turístico (Cadastur).

O Cadastur é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas, executado pelo Ministério do Turismo, que atua como um balizador dos serviços ofertados dentro do segmento turístico. Ele é obrigatório para acampamentos turísticos, agências de viagens, meios de hospedagem (hotéis e pousadas), organizadoras de eventos, parques temáticos, transportadoras turísticas e demais agentes do ramo turístico. A emissão do documento também é necessária para o exercício da função de guia de turismo.

O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista, tais como incentivo a participação de programas e projetos do Governo Federal e em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo e acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais.

“É muito importante que todos os profissionais do ramo de turismo de Saquarema se inscrevam no Cadastur. O programa oferece inúmeras vantagens para quem está regular com o cadastro. Estamos oferecendo toda a assistência necessária para que o trade turístico saquaremense participe ativamente deste programa nacional”, afirmou o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro.

Para cadastrar a empresa ou serviço e passar a fazer parte do mapa turístico brasileiro, basta acessar o site www.cadastur.turismo.gov.br. A emissão do registro é gratuita. Mais informações podem ser obtidas através do site do Cadastur ou junto à Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, na Praça dos Pescadores, Centro.