Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está oferecendo cursos preparatórios para o Pré-ENEM e as Escolas Militares na modalidade on-line. As aulas serão nesta modalidade enquanto durar a pandemia, sendo revertidas para aulas presenciais, quando for decretado o término do isolamento social.

As inscrições serão realizadas de forma on-line, por meio de formulário disponível no site oficial da Prefeitura de Saquarema, a partir do dia 01/06, com término no dia 08/06. As aulas terão início no dia 15/06.

Para se inscrever, o interessado deverá preencher o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO, disponível no site da Prefeitura. Serão ofertadas até 150 inscritos por curso, obedecida a ordem de inscrição e o correto preenchimento do formulário de inscrição.

Todo o material didático será disponibilizado exclusivamente para os alunos inscritos e as aulas serão na modalidade on line, através de conversas pelo whatsapp entre os professores e seus alunos e com grupos organizados por turmas. Também serão disponibilizados para os alunos os recursos da internet, como: chats, videoconferências, aulas gravadas e acessíveis pelo canal YouTube. Todo o acervo a ser utilizado nas aulas ficará disponibilizado para o aluno no Google drive com link a ser informado no ato da inscrição.

O aluno também receberá material de apoio, em arquivo digital no formato PDF, contendo apostilas com o conteúdo programático, com base nos editais de cada concurso. Na continuidade do curso, no formato presencial, os alunos receberão as apostilas impressas e também os uniformes do Centro de Capacitação.

Veja, abaixo, as descrições e pré-requisitos para cada curso:

Escola Especialista da Aeronáutica (EEAr)

  • Ser brasileiro nato, de ambos os sexos;
  • Ter concluído ou estar concluindo o 3º ano do Ensino Médio;
  • Ter no mínimo 17 anos e não completar 25 anos de idade até a data da matrícula no curso.

Colégio Naval/Pré-Requisitos

  • Ser brasileiro nato do sexo masculino;
  • Não ser casado ou ter constituído união estável, assim permanecendo durante todo período em que estiver sujeito aos regulamentos do Colégio Naval;
  • Ter concluído ou estar cursando Ensino Fundamental;
  • Ter no mínimo 15 anos completos e menos de 18 anos até a data da matricula no curso.

Escola de Sargentos das Armas (EsSA)

  • Ser brasileiro nato, do sexo masculino para as áreas de Combatentes, Logística e Aviação, e ambos os sexos para as áreas de Música e Saúde;
  • Ensino Médio completo ou cursando;
  • Possuir no mínimo 17 anos e, no máximo, 24 anos de idade, sendo que para as áreas de Saúde e Música, a idade máxima será de 26 anos de idade.

Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR)

  • Ser brasileiro nato, de ambos os sexos;
  • Não ter casado ou não ter constituído União Estável;
  • Ter concluído ou estar cursando o Ensino Fundamental;
  • Ter entre 15 e 18 anos de idade.

Pré-ENEM

  • A pandemia do novo corona vírus resultou no adiamento das provas do Enem 2020. Inicialmente, a versão impressa seria realizada em 1º e 8 de novembro. O formato do exame permanece o mesmo, com questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, totalizando 180 itens, além da redação. As Provas do ENEM e vestibulares são, tradicionalmente, os meios de entrada para o nível superior. Seja em uma universidade pública ou particular, os alunos sabem que estas provas são bem mais que um momento de transição entre ensino médio e o superior, é o momento de escolha que pode definir o futuro.

As provas do ENEM 2020 foram adiadas em função da pandemia do Novo Coronavírus. De início, a versão impressa seria realizada em 1º e 8 de novembro. Ainda sem novas datas para a realização das provas, o formato do exame vai apresentar questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, totalizando 180 itens, além da prova de Redação.

As Provas do ENEM e vestibulares são, tradicionalmente, os meios de entrada para o nível superior. Seja em uma universidade pública ou particular, os alunos sabem que estas provas são bem mais que um momento de transição entre ensino médio e o superior, é o momento de escolha que pode definir o futuro.

As inscrições podem ser realizadas no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfhzenRghmd9l4vpdUc0WkwfJgFprig2Z3-KePDu9WbhWt6Bg/viewform 

Além do formulário, o candidato poderá visualizar, abaixo, o Termo de Cessão de Direitos de Imagem.

DIREITO USO IMAGEM – CURSOS CENTRO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support